07 janeiro, 2009

Colmeias Diferentes - 5

Mais uma vez, as colmeias até são iguais, os quadros porta-cúpulas é que são diferentes...
Esta habilidade deu-se durante um processo de Criação de Rainhas protagonizado pelos associados da ADERAVIS.
Na primeira sessão, a grande dificuldade para alguns apicultores, prendeu-se com a fixação do alvéolo real na colmeia orfã, creio eu, já não me recordo bem dos pormenores.
Sei que houve um, de "carácter mais inventivo", que desencantou um equipamento engraçado, mas muito funcional. E olhem que um apicultor para ser distinguido como "inventivo" entre os outros, estará entre o Einstein e o Professor Pardal, no mínimo.
A invenção era um quadro porta cúpulas, em que o suporte destas era feito em metal, e tinha uma estrutura móvel, também em metal, que encaixava no suporte através de uma rotação, ficando muito segura.
Os arames que a fixavam ao suporte, serviam mais tarde para fixar o alvéolo real na nova colónia.
Engenhoso não?

4 comentários:

sergio_apic disse...

Excelente esta inovação para a criação de rainhas. Um bom tema seria explicar qual a técnica para se fazer estas cúpulas de cera apresentadas na foto. Eu uso cúpulas de plástico, mas segundo alguns apicultores mais experimentados o picking (translarve das larvas do favo para dentro das cúpulas) quando é feito inserindo as jovens larvas dentro das cúpulas de cera existe maior aceitação que nas de plástico, como também se torna mais económico que comprar cúpulas de plástico. Pode parecer um pequeno e simples trabalho manual, mas requer medidas exactas, e alguma perfeição.

Alien disse...

Viva Sérgio,
Olha, na minha opinião, e já experimentei os dois métodos, não vejo grande diferença nas cúpulas. As de plástico foram muito bem aceites. Necessitam é de ser "familiarizadas" na colónia dadora, antes de encerrarmos a rainha na caixa cupullarvae. Costumo fazer isso pincelando ou pulverizando mel muito diluído no equipamento.
Também uso as de cera pelo prazer que me dá fazê-las.
Até tenho uma história curiosa sobre o assunto: Uma vez, estavamos a fazer criação de rainhas teórica, quando falei no molde para as cúpulas de cera. Logo um apicultor, com o respectivo canivete, construiram um molde de madeira, a "olhômetro".
O dito molde foi servindo para exemplificar tal assunto, e até faziamos cúpulas de cera.
Veio o dia em que... resolvemos transferir larvas e "criar" rainhas nessas cúpulas, cujo diâmetro desconheço completamente. De um quadro porta cúpulas com 24 unidades, aproveitamos 21 ou 22 rainhas, creio que foi muito satisfatório.
Ainda houve um apicultor que construiu uma cúpula moldada no cabo de uma faca, mas não a chegamos a usar, se tivesse originado uma rainha... cuidado com ela!!!

Apisarte disse...

O molde de madeira (punção) tem o diâmetro de 9mm (ideal).
Depois da aceitação do quadro porta cúpulas, com as cúpulas, o resto é uma questão de sorte, arte ou engenho!
Boas Mestras!

Alien disse...

Olá Apisarte,
De facto eu conhecia o diâmetro pretendido, apenas achei "graça" à forma como o apicultor se prontificou de imediato para conceber o molde, com um canivete e um pedaço de madeira, a "olhômetro" e resultou.
O que eu desconhecia mesmo eram as dimensões das cúpulas provisórias que construimos com esse molde.

Montedomel