01 dezembro, 2009

Abelha não sofre, mas o apicultor…

Mais uma “historieta” para matar saudades…
Há uns anos atrás, encontrava-me eu a visitar uma Feira Agrícola, nem me lembro onde, quando fui abordado por uma jovem.
A moça queria à viva força “engraxar-me” os sapatos com um tipo de cera especial resistente a tudo e mais alguma coisa. Ainda a tentei evitar, mas foi tão apelativa que não resisti, além disso os meus sapatos estavam uma lástima por causa do pó. E depois, também era uma demonstração gratuita, palavrão a que os meus ouvidos têm imensa sensibilidade.
Enquanto a moça me esfregava, salvo seja, ia-me apontando as características e vantagens daquela cera: “é de Abelha, sabe?...”
Ah sim!? Procurei eu mostrar-me interessado, e de onde vem essa cera de abelha, perguntei-lhe. “Olhe, é uma cera que importamos da Irlanda, e tem uma óptima aplicação no calçado”.
Quando ela olhou para cima a ver a minha reacção, já se me tinha escangalhado o sorriso. Pudera, com tanta cera que os nossos apicultores têm para vender, esta tinha de ser importada…
Ao ver o meu ar carrancudo a moça procurou desculpar-se com um:
“Ahhh, mas esteja descansado, sei de certeza que as abelhas não sofrem nada para lhe retirarem a cera, até continuam a trabalhar depois…”
Porque é que não disseste logo !!!???, de facto saí dali muito mais descansado…

Sem comentários: