26 fevereiro, 2010

MOITA - Seminário: Biodiversidade e Agricultura Biológica

Data: 11 de Março

Local: Auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, Vila da Moita

Promotores: Município da Moita (Divisão de Salubridade e Ambiente/ Sector de Ambiente) Centro de Formação das Escolas do Barreiro e Moita

Público-alvo: Docentes de estabelecimentos escolares; técnicos de ambiente, agricultores, investigadores, munícipes e público em geral.

Enquadramento: O Município desenvolve desde 1999 diversas actividades de promoção da horticultura em modo biológico: Projecto Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas, iniciado em 1999 para o desenvolvimento de hortas biológicas nas escolas; Mãos à Horta, mini-curso sobre como fazer uma horta biológica, promovido desde 2002, com o objectivo de divulgar junto dos munícipes práticas de horticultura biológica em pequenos terrenos; e finalmente a Biofesta – Mostra de projectos e produtos biológicos, evento anual iniciado em 2005, que inclui as vertentes de feira de produtos biológicos, divulgação dos projectos escolares, de fórum de palestras e debate, demonstrações culinárias, etc. O presente seminário insere-se nesse esforço de transmissão de práticas sustentáveis aos munícipes, agricultores locais e docentes dos estabelecimentos escolares, focando-se também na sustentabilidade social e económica do mundo rural.

Em 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, o município decidiu dedicar maior atenção às temáticas relacionadas com a biodiversidade. Por isso, neste encontro focar-se-á em primeiro lugar a importância da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, o contexto global relativo à actual perda de biodiversidade, o papel da biodiversidade e dos auxiliares na agricultura biológica, a importância dos polinizadores, em particular das abelhas, bem como os serviços que prestam e ainda a problemática do desaparecimento destes insectos.

Participação: Aberta e gratuita, sem inscrição prévia.

PROGRAMA

18:00hSessão de Abertura
Carlos Santos, Vereador do Pelouro do Ambiente do Município da Moita
Joaquim Raminhos, Director do Centro de Formação das Escolas do Barreiro e Moita

18:20hBiodiversidade e serviços dos ecossistemas – crise, desafios actuais e acções locais
Dr. Nuno Oliveira, AmBioDiv – Valor Natural. Ambiente, Natureza e Sustentabilidade, Lda.

19:00hIntervalo

19:20hBiodiversidade em agricultura biológica – o papel dos auxiliares
Eng.ª Raquel Sousa, Cooperativa Biosite

19:50hAs abelhas – potencial e ameaças na perspectiva dos apicultores
Dr. Joaquim Pífano, CNA/ADERAVIS (Confederação Nacional da Agricultura/Associação de
Desenvolvimento Rural e Produções Tradicionais do Concelho de Avis)

Debate

20:30hEncerramento

3 comentários:

NEEZ disse...

É importante promover o conhecimento nas várias áreas entre profissionais mas também entre estudantes, os futuros profissionais do ramo.
Achei o site muito interessante e enriquecer em termos de informação. Vou definitivamente colocar link no site do nosso Núcleo de Estudantes

Alien disse...

Ok Neez,
fico satisfeito por poder ajudar, e agradeço o link.

JPifano

Mário disse...

É aliciante... o problema é o mesmo de sempre... as datas :(

abraço
Ferradela