12 janeiro, 2012

História do Museu do Mel e da Apicultura

A ideia de criação do Museu do Mel e da Apicultura, em Macedo de Cavaleiros, já tem alguns anos.

Quando nasceu a Macmel, há quase 12 anos, nasceu também a vontade de ter um espaço museológico, onde as pessoas possam ver utensílios, ferramentas, fatos e cortiços antigos, para verem como era a Apicultura de outros tempos, mas onde houvesse informação, um espaço de interactividade com as pessoas.

Dar a conhecer o mundo fascinante das abelhas e da apicultura em geral, informar as pessoas à certa de todos os produtos da colmeia, pois erradamente ainda hoje se pensa que as abelhas só produzem mel, incentivar a consumir mais mel, mais pólen, mais geleia real e própolis, mostrar os benefícios para a saúde em consumir produtos da colmeia.

Mostrar a importância das abelhas na agricultura, sem elas não haveria polinização, não haveria frutas.

Mostrar que as abelhas são animais bons, que não devemos ter medo delas, principalmente às crianças, mostrar o lado bom das abelhinhas, ensinar os processos todos do ciclo do mel, desde a colheita do néctar até à extracção do mel.

Assim no Museu haverá um espaço com exposição, informação, fotografias, vídeos etc e integrará ainda o Museu Vivo da Apicultura, num espaço ao ar livre onde as pessoas poderão ter contacto directo com as abelhas e com a natureza.

E assim nasce o Museu do Mel e da Apicultura, na capital da Apicultura.

2 comentários:

octávio disse...

Finalmente um Museu do Mel em Portugal. Parabéns. Mais uma iniciativa privada que deveria dar alguma vergonha a responsáveis de certas instituições. A cidade de Macedo de Cavaleiros faz parte da apicultura de referência em Portugal e, muito bem, considerada,por muitos, da capital da apicultura. Bem hajam, os representantes da Macmel, que atingiram um patamar internacional sobejamente reconhecido, basta tão só navegar na internet em sítes de apicultura nos vários cantos do mundo para nos apercebermos disso. Os apicultores lusos certamente que partilharão o orgulho de, finalmente, podermos ter um Museu do Mel em Portugal.

Anónimo disse...

Subscrevendo incondicionalmente o que foi escrito pelo amigo Octávio, apenas posso dar os meus sinceros parabéns à Macmel e à sua dinâmica equipa, pela sua iniciativa que muito prestigia a apicultura.

Abelhasah.