04 outubro, 2013

Eventos Apícolas no Alentejo: Montemor-o-Novo e Moura


Há já vários anos que no fim do Verão, juntamente com a Luísa e o Gardete, rumamos a Montemor-o-Novo e a Moura, para participarmos como júris nos respectivos Concursos de Mel.

Desde há muitas décadas que os apicultores do Alentejo produzem alguns dos melhores méis de rosmaninho, meladas e multiflorais, sem que o produto do seu labor chegasse à luz da ribalta. Só recentemente com as parcerias entre municípios e associações de apicultores se tem reconhecido e promovido o mel destas regiões.

Começaram com modestos concursos de mel, poucos participantes, poucos apicultores e respectivas amostras, seguiram-se as feiras e exposições, os colóquios e tantas outras iniciativas que culminaram em autênticas festas em redor do mel, das abelhas e da apicultura. Hoje contam-se em largas dezenas o número de lotes de mel que concorrem aos primeiros lugares, cada vez mais apurados, cada vez mais difíceis de distinguir tal não é o estado de perfeição a que os apicultores têm levado estes produtos gourmet.

Foram inúmeras as vezes em que se nos depararam na mesa de provas mais de uma dezena de méis em que todos mereciam a nota máxima, impossíveis de distinguir, onde foi preciso recorrer a imperceptíveis nuances de aroma, cor ou sabor, autênticos preciosismos, para escolher os vencedores.

Mas é esse o principal objectivo dos concursos de mel e das entidades que os organizam, estimular os apicultores a melhorarem até ao limite as técnicas e condições de produção de modo a que embalem autênticas maravilhas gastronómicas.

Actualmente os méis do Alentejo já figuram entre os principais pólos de desenvolvimento e motivos de orgulho desta região. Os apicultores e as abelhas já são reconhecidos com carinho pelo desenvolvimento económico, social e ambiental incrementado pela sua actividade. Vale a pena calcorrear tantos quilómetros para reencontrar cores, aromas e sabores que sempre nos surpreendem, ouvir novas e velhas histórias com que os apicultores nos brindam acerca das suas actividades solitárias nas encostas, vales e planícies desta região.

XV Concurso de Mel de Montemor-o-Novo – Feira da Luz, Expomor 31/08/2013

De louvar esta iniciativa partilhada entre a Montemormel e o Município de Montemor-o-Novo e que já viu cumprida a sua 15ª edição. 24 amostras de Mel de Rosmaninho e 38 de Mel Multifloral, sendo os primeiros lugares de cada categoria:

Mel de Rosmaninho
1º Lugar: José Mendes Caeiro - Monsaraz (Reguengos de Monsaraz)
2º Lugar: Maria de Fátima Trejeira - Santa Susana (Alcácer do Sal)
3º Lugar: Paulo Pirata - Montemor-o-Novo (Montemor-o-Novo)

Mel Multifloral
1º Lugar: Jacinto Rodrigo - Coruche (Coruche)
2º Lugar: João Santos - Mora (Mora)
3º Lugar: Mihai Marcel Zai - Canha (Montemor-o-Novo)

De referir ainda o colóquio que sempre ocorre a seguir ao concurso de mel e ao almoço convívio, onde os oradores abordaram temas como: Conservação de Ceras, Contabilidade na Apicultura, Créditos à Agricultura e Mel e Apicultura.


XX Concurso de Méis da Região de Moura 14/09/2013


Iniciativa do Município de Moura em parceria com a associação de apicultores local, a Apivale, e que viu este ano cumprida a 20ª edição. Sem duvida um evento que demonstra o carinho com que esta autarquia tem brindado a apicultura e os apicultores da região.
22 amostras de Mel Multifloral, mais 27 de Mel de Rosmaninho, cujos primeiros lugares couberam a:

Mel de Rosmaninho
1º Lugar: Mel Serra de Portel - Portel (Portel)
2º Lugar: Apiserpa - Serpa (Serpa)
3º Lugar: José Maria Lacão - Santana (Portel)

Mel Multifloral
1º Lugar: António Monteiro Tereno - Amareleja (Moura)
2º Lugar: Torcato José Bento - Moura (Moura)
3º Lugar: José Quitéria Mestre - Safara (Moura)

Expositor de méis da região, patente no stand da Apivale.

Também em Moura um dos pontos altos da “festa da apicultura” é o almoço convívio oferecido pela autarquia aos apicultores, onde os petiscos regionais, mesmo depois das dezenas de colheradas de mel que ingerimos no concurso, se insinuam de tal forma que muito haveria para contar sobre o tema. E contarei mesmo, ficam também os parabéns ao restaurante “O Celeiro”, e em particular a uma conserva de pedaços de queijo de ovelha em azeite, aromatizado com especiarias…
Na parte da tarde ainda houve uma palestra sobre a Criação de Rainhas, apresentada pela Eng.ª Dulce Alves.

Apicultores da Serra de Portel, com muitos prémios no palmarés, uma grande variedade de produtos da colmeia, com o destaque especial para o Pão de Abelha que já provei e gostei bastante.

Produtos da colmeia no stand da Apivale.

Sem comentários: