27 maio, 2014

Própolis Verde? uma curiosidade...

Nem o conhecido própolis verde (de Vassourinha) do Brasil é tão verde assim.
As imagens foram enviadas por um apicultor amigo que não conseguiu identificar a fonte da alegada "resina" que terá dado origem a este curioso "própolis".
De facto não se trata de verdadeiro própolis, será certamente qualquer substância sintética com propriedades semelhantes às resinas habitualmente recolhidas e que se encontrava na área de acção das abelhas, tendo sido por isso colectada e utilizada na colmeia.

Não são raros os relatos na bibliografia apícola que alertam para a possibilidade de as abelhas poderem recolher substâncias não naturais para fins semelhantes aos do própolis, pelo menos para calafetar fendas e orifícios da colmeia. 
São vários os exemplos de abelhas que recolhem o alcatrão das estradas nas tardes quentes de Verão, ou mesmo tintas e vernizes obtidas em superfícies pintadas de fresco.
Fica a advertência, sobretudo para os apicultores que optam pela produção e recolha do própolis, para uma avaliação mais cuidada da área de acção das abelhas para evitar surpresas como esta.

3 comentários:

Anónimo disse...

De notar que este apiário não está localizado em Alcochete !

Abraços apícolas,

Abelhasah.

Alien disse...

As abelhas tal como o algodão não enganam, isto é um sinal inequívoco de quem vai ser o próximo campeão nacional!!!

Abraços
Pifano

Anónimo disse...

Em França foram à fábria da M&M's e fizeram um mel às cores. Parece caricato. E em África iam aos restos dos Big Bags do açúcar usado nos refrigerantes. Era uma festa, e o apicultor certamente todo contente a fazer rodos de "Mel" sem flores!! lol