25 outubro, 2016

Avis mellífera 2016

Sim! Haverá Avis mellífera este ano!!!

PROGRAMA das IX Jornadas Técnicas Apícolas Avis mellífera

É com orgulho que a ADERAVIS – Associação para o Desenvolvimento Rural e Produtos Tradicionais do Concelho de Avis vai realizar a IX edição das Jornadas Técnicas Apícolas Avis mellífera 2016.

Mais uma vez contamos com a participação de largas dezenas de apicultores, técnicos, dirigentes associativos e outros agentes do sector oriundos de todo o país. Vamos mais uma vez tentar que a Festa da Apicultura esteja ao nível das edições anteriores e se possível ainda melhor.

Para isso optamos uma vez mais por um programa diferente, por abordar assuntos apícolas dos quais se poderia dizer: tudo o que você queria saber sobre (…) e nunca ousou perguntar. Assuntos menos óbvios e talvez por isso muito interessantes…

Este ano o evento terá lugar no Salão da Junta de Freguesia de Avis, no Sábado 10 de Dezembro de 2016, com o seguinte programa e horários:

09:00 Horas - Recepção dos Participantes

09:30 Horas – Workshop

Higiene e Segurança no Trabalho Apícola - Eng.º José Joaquim Gardete

Dores musculares, entorses, fracturas, ciáticas, infecções, picadas, choque anafilático, intoxicações alimentares e incêndios, entre muitos outros riscos.

Haverá actividade mais perigosa que a apicultura?

Ou melhor, seguindo as regras de Higiene e Segurança no Trabalho Apícola conseguiremos evitar a maioria dos perigos da anterior “lista negra”? O Eng.º Gardete irá instruir-nos como tão bem o sabe fazer!

12:30 Horas - Almoço Organizado * no Restaurante O Clube Náutico

14:30 Horas – Colóquio

Moderador: Eng.º José Joaquim Gardete

Saudação – Direcção da ADERAVIS, Município de Avis, J. Freguesia de Avis

Tema 1 – O Mel e o Movimento Slow Food

Eng.º Victor Lamberto, Movimento SLOW FOOD INTERNACIONAL

Em contracorrente com os actuais (maus) hábitos alimentares, numa época em que o tempo escasseia para tudo, uma forma diferente de estar na alimentação – o Movimento Slow Food Internacional.
É legítimo perguntar se o mel e demais produtos da colmeia serão dignos de figurar nas iguarias desta nova filosofia de vida. Estamos certos que sim, as práticas milenares e saudáveis associadas ao labor das abelhas e dos apicultores decerto que justificarão esse estatuto aos produtos apícolas.

Tema 2 – O Património Apícola Cerieiro na Península Ibérica

Doutor Damián Copena, UNIVERSIDADE DE VIGO

Quem já ouviu falar em Lagares de Cera e em Eiras de Cera? Para que serviam? Ainda existem? Onde os podemos encontrar?

Um património que passa despercebido à maioria dos actuais apicultores, estruturas ancestrais ligadas ao sector apícola e que em tempos foram de grande importância no processamento da cera de abelha para o fabrico de velas, mobiliário e para muitas outras aplicações.

Tema 3 – A Abelha Ibérica, a Buckfast, a Ligustica, a Carnica…

3a - Conservação e Melhoramento Genético da Abelha Ibérica – Eng.º João Tomé – VALE DO ROSMANINHO

3b - As abelhas Buckfast e Ligustica  - Sr. António Patrício – APIGUARDA

Há muito que se fala nos prós e nos contras da importação das chamadas “abelhas exóticas”. Cada vez há mais adeptos da criação destas abelhas de temperamento dócil, sejam elas as Ligusticas, as Carnicas ou as Buckfast.

Serão essas abelhas realmente “exóticas”? Não são elas também oriundas do continente europeu? Não terão características suficientemente importantes para que as possamos utilizar nas nossas explorações?

E como ficará o pool genético da Apis mellífera iberiensis? Estaremos a evoluir para um híbrido descaracterizado e resultante de uma amálgama de genes ao sabor dessas importações?
Aguardemos pelo debate...

Debate

18:00 H - Encerramento das Jornadas Técnicas Apícolas Avis mellífera 2016

* O Almoço terá lugar pelas 12:30 horas no restaurante O Clube Náutico, em Avis, terá o custo de 12,00€/pessoa e constará de: Sopa + Febras de Porco Preto com Migas Alentejanas e ou Batatas Fritas, + Bebidas + Sobremesa e Café.


ATENÇÃO: Apesar de não ser necessária inscrição para as jornadas Avis mellífera, todos os interessados em participar no almoço organizado deverão inscrever-se até ao dia 2 de Dezembro de 2016 através do Email: montedomel@gmail.com

Sem comentários: