07 novembro, 2019

Avis mellífera 2019 - PROGRAMA

PROGRAMA

Sábado - 07 de Dezembro de 2019

A ADERAVIS em parceria com a CNA, o Município de Avis e a Freguesia de Avis, vai realizar a XII edição das Jornadas Técnicas Apícolas – Avis mellifera no Sábado 7 de Dezembro de 2019, no Auditório Municipal Ary dos Santos em Avis.

O certame será composto por Concursos de Mel e outros produtos da colmeia, Workshops e Palestras subordinadas ao tema da apicultura. Á semelhança de outros anos contamos com a participação de mais de uma centena de apicultores, técnicos, dirigentes associativos e outros agentes do sector oriundos de todo o país.

Este ano vamos dedicar a primeira parte do evento a esse ancestral e “misterioso” produto da colmeia, verdadeira iguaria apícola do Sul mas ainda desconhecida por boa parte dos consumidores – a Água-Mel! Com o intuito de valorizar, promover e quiçá pressionar as autoridades competentes para a sua regulamentação, resolvemos organizar dois concursos que supomos inéditos, nomeadamente de Água Mel e de Bolos e Doçaria de Água Mel.

Para o colóquio e como já vem sendo hábito nestas jornadas, optamos pelos temas mais actuais e pertinentes do sector apícola, tentando mais uma vez e acima de tudo proporcionar um excelente dia de festa, partilha e convívio a todos os participantes!!!

Não é necessária a inscrição para as palestras e workshops, apenas o deverão fazer para o almoço organizado e para os diversos concursos.

Sejam muito bem vindos a Avis!!!


CONCURSOS DE MEL, ÁGUA MEL, BOLOS E DOÇARIA DE ÁGUA MEL

09:00 Concurso de Mel
09:00 Concurso de Bolos e Doçaria de Água Mel
11:00 Concurso de Água Mel 

Estes eventos irão decorrer em privado, não estarão abertos ao público/participantes.
Para participar como concorrente nos referidos concursos deverá solicitar os respectivos regulamentos à organização das jornadas através do email: montedomel@gmail.com

WORKSHOPS

 Auditório Municipal Ary dos Santos

10:00 Água Mel, uma iguaria apícola na Arca do Gosto – Eng.º Victor Lamberto          
            Movimento Slow Food – Alentejo
Onde será apresentado o resultado da candidatura da Água-Mel à Arca do Gosto do Movimento Slow Food Internacional, feita no decorrer das anteriores jornadas, bem como muitas outras informações referentes à promoção deste quase desconhecido produto da colmeia.

11:00 Água Mel, uma iguaria apícola do Sul – Profª. Dr.ª Maria da Graça Miguel
           Universidade do Algarve
Apresentação do trabalho de investigação levado a cabo pela equipa da Professora Doutora Maria da Graça Miguel, tendo como objectivos o conhecimento e o reconhecimento da Água-Mel, bem como os primeiros passos para a normalização de tão nobre iguaria.

ALMOÇO ORGANIZADO
 
13:00 Salão da Casa do Benfica de Avis

(Entradas + Sopa + Prato + Bebidas + Sobremesa + Café)
(Queijo, enchidos + Sopa de Legumes + Migas de Coentros com Carne de Porco ou Carne à Alentejana + Vinho, Cerveja + Pudim ou Bolo de Água-Mel + Café)

A refeição custa 12,00€/pessoa e a inscrição para o almoço deverá ser feita até ao dia 30 de Novembro de 2019 para o email: montedomel@gmail.com

COLÓQUIO

Auditório Municipal Ary dos Santos

14:30 Saudação: Município de Avis, Freguesia de Avis, ADERAVIS

15:00 Palestras

Moderador: Eng.º José Joaquim Gardete

As Abelhas no Mundo das Crianças – Escritor Carlos Canhoto 

Apresentação no Concelho de Avis do curioso livro infantil: Zi - A Abelha Zonza pelo autor Carlos Canhoto. Carlos Canhoto que “na vida real” também é apicultor e melhor que ninguém consegue ver e transmitir a quem o lê, toda a magia própria do mundo das abelhas! Uma excelente oportunidade para não deixar os filhos/netos em casa e partilhar o Avis mellífera com a toda a família!!!

Programa Apícola Nacional 2020 – 2022 – Eng.º Francisco Caldeira - Gabinete de Planeamento e Políticas
 
A melhor oportunidade para apicultores, técnicos e dirigentes associativos colocarem ao GPP as dúvidas e questões que acharem convenientes acerca do Programa Apícola Nacional – 2020 – 2022… e porque não formularem propostas para a melhoria do mesmo?

Que mel consumimos? – Dr.ª Filipa Faria – ASAE 

Com esta questão colocada à ASAE não nos interessa saber a origem floral do mel que chega à mesa do consumidor, estamos sim preocupados com a origem geográfica dos méis importados (e não só), com a sua eventual adulteração e como a actual e lacónica rotulagem em vigor na Europa nos oculta muita informação.

Alteração à Legislação das Melarias – Drª Margarida Vieira - DGAV

Já há dois ou três anos que se fala e se auscultam as organizações de apicultores para alteração à Legislação das melarias, vulgo Unidades de Produção Primária e Estabelecimentos. Sabemos e sentimos que as actuais regras limitam bastante a actividade dos pequenos produtores, pelo que aguardamos com expectativa as alterações (melhorias?) da nova legislação.

17:30 Entrega dos prémios dos diversos concursos

18:00 Encerramento das Jornadas Técnicas ApícolasAvis mellífera 2019

18:30 Prova dos Bolos de Doces de Água Mel do Concurso em local a designar

09:30 às 18:00 EXPOSIÇÃO

Mel, Água Mel e outros Produtos da Colmeia e Derivados do Mel

ACESSO ÀS JORNADAS:



3 comentários:

Anónimo disse...

continue com o blog ,não o deixe "morrer".

Anónimo disse...

Sou da mesma opinião...Este era um blog muito instrutivo....não é como alguns que têm blogs com fins para fazer negocio...

Honey Route XP disse...

Para quando mais publicações?
Espero que não fique por aqui.
Honey Route Xp é um projeto de Apiturismo, talvez um dia destes queira escrever sobre o assunto.
Fica aqui a síntese de um outro projeto, que se relaciona com Apicultura virtual ;)
🐝 #virtualbeekeeper
when you adopt a hive program comes with a webcam included, powered by sustainable energy, placed in front of your beehive.
You can visit it online, whenever you understand it!
Solicito a publicação deste comentário. Obrigado

Abraço