É o pólen colhido pelas nossas abelhas nas flores, misturado com néctar, mel e enzimas das abelhas, dando início a uma fermentação láctica. As várias cores nos favos significa que as abelhas colocam as várias origens florais em separado. Ex pólen de esteva vai para o favo da esteva e pólen de silva para o favo da silva dando origem a favos com cores completamente distintas.
As abelhas guardam e calcam o pólen nos favos, revestem com uma fina camada mel, resultando em um alimento nutritivo e que vai dar alimento durante épocas de escassas entradas de pólen.
Mas atenção só pão de abelha não chega elas necessitam de mel para misturar ao pão de abelha o que se uma colmeia tiver grandes quantidades de pão de abelha ela vai morrer de fome se o mel faltar na colmeia. O pão de abelha absorve com facilidade os produtos de combate á varroa pelo que pode ser colhido em quadros com cera puxada do ano e que nunca teve contacto com produtos de tratamento a varroa.
É um ingrediente essencial para alimentar a criação
razão pela qual quando há entrada abundante de pólen a rainha tendencialmente
vai aumentar e muito a sua postura. Uma entrada grande de pólen e de seguida
transformado em pão de abelha é um indicador de uma colheita abundante de
néctar num curto espaço de tempo.
Para a colheita abundante de pão de abelha colocamos um quadro com cera puxada do ano ou de anos anteriores, mas que nunca tenha tido contacto com tratamentos
Podemos usar quadros de sobreninhos colocados para o efeito
Se quisermos ter uma grande quantidade de pão de abelha, colocamos o capta pólen nas colmeias que queremos produzir pão de abelha. Pomos essas colmeias numa 1ª fase a produzir pólen. Quando a entrada de pólen estiver no máximo abrimos o capta pólen e colocamos dois quadros com cera recém puxada, um de cada lado da criação a rainha vai fazer postura num dos quadros e o outro vai em pouco tempo ficar cheio de pão de abelha.
A extração do pão de abelha para pequenas quantidades pode ser feita, congelando os pedaços de favo com pão de abelha e uma vez congelados (2 dias no congelador) esmagar entre as mãos o favo congelado, como a cera fica quebradiça com o gelo, a mesma vai separar-se do pão de abelha e só temos que manualmente retirar esses pedacinhos de cera ficando o pão de abelha sem restos de cera.
Para grandes quantidades há uma máquina que faz essa separação
e crivagem do pão de abelha.
Uma vez separado e crivado deve ir para o secador do pólen imediatamente e o seu teor de humidade deve ficar a 6% ou menos. A humidade deve ser medida com máquina de medir humidade. Se for para consumo em fresco deve ir imediatamente para o congelador e permanecer até consumo a -18Cº.
O pão de abelha pode ser uma alternativa para tornar a sua exploração apícola economicamente viável.










Sem comentários:
Enviar um comentário