01 setembro, 2010

Apiário “FERRADELA” !!!

No passado dia 18 de Julho, regresso da “Formação às Claras – MACMEL”, resolvemos “entortar” a volta e passar pelos amigos Mário e Natália Serrano, autores do excelente blog “Ferradela”.

É precisamente junto à bonita cidade do Porto, local que tanto aprecio e tão poucas vezes visito, que o Mário erigiu o seu apiário. Trata-se de uma história curiosa e de paixão pelas abelhas, espero que ele não se importe por eu a divulgar.
O Mário já tinha abelhas há mais tempo, mas muito longe, apesar de bem entregues ou não fossem cuidadas pelo Mestre Duarte, quem também lhe ensinou a arte e o gosto por esta actividade.

A espera pelas férias ou fins-de-semana prolongados para envergar a “máscara” criaram tal ansiedade que só se curou com um apiário à beira de casa.
E não escolheu mal, uma quinta antiga com toda a vegetação que as caracteriza: flores de jardim, horta e pomar com variadíssimas espécies onde as abelhas têm muito por onde escolher e ao longo de todo o ano. O apiário com uma excelente localização e à sombra de ameixeiras que protegem as abelhas dos fortes calores da estação, o Inverno resolve-se com uma poda caprichada e o Sol trata do resto.

Dá gosto trabalhar num local assim, o ambiente urbano também ajuda no despiste dos amigos do alheio e tem-se tudo à mão.
Passamos uns bons momentos com as abelhas no apiário “Ferradela”, onde (segundo a regra do Mário) não terei sido lá muito digno de lhes provar o excelente mel, pois acabei por não ser picado!!!
Mas, aqui só para nós que ele não nos ouve, não será exagero chamar-lhe “ferradela”? É que com tais condições as abelhas pensam em tudo menos em ferrar seja quem for…

Um apicultor "babado":

Um apicultor "muito babado":

Obrigado Mário e Natália, pela simpatia com que nos receberam e pela forma como tratam as abelhas.

Abelhas, ovelhas, quem se importa?...

4 comentários:

AnaPCarvalho disse...

Parabens Mario!

O apiário é LINDO!

octávio disse...

Parabéns Mário!

Além dumas excelentes fotos, umas colmeias muito bonitas, tal como eu gosto; pintadinhas e ordenadas a contribuirem para a integração da paisagem.

Agora uma "ferradela"; o quanto fiquei invejoso por teres um apiário à beira de portas. Aquilo que passaste é o meu drama - 170 Km. e por vezes chegar lá e apanhar fortes chuvas, gelo ou neve.

Um Abraço,

Mário disse...

Bom dia Mestre e Luísa, bom dia amigos.
Bonita surpresa logo no pós férias :)
Tinhas logo que me apanhar na foto com o cigarrito nas mãos lol, por tua culpa la apanhei mais uma ralheta lol.
E a verdade seja dita, tens de vir mesmo levar a ferradela a que tens direito (aí não podes ser diferente dos outros) ;)

Abraço também do Sr. Manuel V.
Ferradela

Mário disse...

P:S. A Inês quer saber mais sobre as tais abelhas Italianas que lhe falaste, é bom que elabores um post sobre elas lol, pois é dessas que ela quer por na sua colmeia :)) (lindo trabalho que me arranjaste)

Abraço
Ferradela