13 dezembro, 2010

Avis mellífera 2010

03 de Dezembro de 2010

15:00 CONCURSO DE MEL

Mel de Rosmaninho: 9 amostras
Mel Multifloral: 25 amostras
Júri: José Gardete, Francisco Rogão e Paulo Varela

Resultados:

MEL DE ROSMANINHO

Lugar: Maria Luísa Garcia – Alcórrego
Lugar: José Traquinas Barata – Alcórrego
Lugar: José Manuel Amâncio – Fronteira

MEL MULTIFLORAL

Lugar: José Nunes de Oliveira – Montargil
Lugar: João Domingos Xarez da Rosa – Avis
Lugar: António Ludovico Pina – Benavila


21:00 TERTÚLIA: CONVERSAS À VOLTA DO MEL

Decorreu no Bar do Clube Náutico, junto à Albufeira do Maranhão, onde mais de duas dezenas de participantes, entre convidados e clientes, confraternizaram durante um bom par de horas. O tema da conversa: não é preciso adivinhar, foi mesmo as abelhas, a apicultura e… claro, o mel, que todos tiveram oportunidade de provar.
Agradecemos ao Sr. João Milheiras proprietário do Bar e Restaurante Clube Náutico, pela simpatia e empenho que demonstrou na realização deste evento.

04 de Dezembro de 2010

09:30 WORKSHOP: MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS, ÁCIDO FÓRMICO

Formador: Francisco Rogão
Cerca de três dezenas de apicultores assistiram à formação sobre a confecção e aplicação do ácido fórmico.
Apesar das controvérsias em torno dos medicamentos acaricidas contra a Varroose, alguns produtos homeopáticos continuam a dar bons resultados em termos de controlo daquela moléstia.


10:30 WORKSHOP: ANÁLISE SENSORIAL DE MEL E CONCURSO DE PROVADORES

Formador: Eng.º José Gardete
Após o workshop anterior, o mesmo número de participantes aprendeu como se provam e avaliam os méis. Para tal e fazendo uso dos cinco sentidos foram classificadas diversas amostras relativamente à cor, aroma, sabor, existência de impurezas, cristalização e cheiro a fumo, entre outras características possíveis.
Adquiridos os conhecimentos, os formandos puderam então avaliar e classificar um determinado conjunto de amostras de mel.
Os resultados desta classificação foram comparados com os resultados oficiais do dia anterior e houve prémios para os três melhores provadores.

CONCURSO DE PROVADORES DE MEL

1º Lugar: Artur Jorge Garcia Boeieiro
2º Lugar: Francisco José Simões Gomes
3º Lugar: Lino Marreiros


14:00 COLÓQUIO SOBRE ASSOCIATIVISMO


Moderador: Eng.º José Gardete

Direcção da ADERAVIS: Abertura do colóquio e objectivos das Jornadas Técnicas Apícolas Avis mellífera 2010.

Dr.ª Anabela Canela, Presidente da Junta de Freguesia de Avis: Nota de boas vindas aos participantes.

Eng.º Inácio Carias: Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo.


Joaquim Pifano: HACCP para Associações de Apicultores. Comunicação onde se identificaram alguns dos pontos críticos do associativismo, nomeadamente possíveis problemas internos comuns às organizações do sector e propostas de melhoria ou resolução desses aspectos.

Júlio Ricardo: Cooperativa Terra Chã. Um exemplo de associativismo. A forma como o dinamismo e as diversas valências de uma experiência associativa promovem o desenvolvimento rural de uma região.

Ruben Rogão: Eficácia dos Acaricidas utilizados no combate à Varroose. Nesta comunicação foram apresentados os resultados da eficácia dos diversos medicamentos testados em Julho de 2010 em Macedo de Cavaleiros.
Oportuna a advertência para a necessidade de estudar a nível regional/local as diferentes eficácias de cada medicamento, tendo em vista a aplicação do medicamento ideal para cada região.

Sorteio de uma colmeia Reversível:

Novidade nas Jornadas Apícolas Avis mellífera, a oferta de uma colmeia pela casa apícola José Pires Gil, de Fortios, Portalegre, para que fosse sorteada entre os participantes. Ditou a sorte que ficasse para o apicultor João Domingos Xarez da Rosa.

Entrega dos Prémios dos Concursos de Mel e de Provadores de Mel:

Tendo sido entregues aos vencedores das diversas modalidades os diplomas de participação, classificação e uma salva gravada com o logótipo da ADERAVIS.

Apresentação das fotos vencedoras do Concurso de Fotografia: “Montedomel Visita 100.000”

Magnificamente apresentado e animado pelo António Sérgio Gomes, de Torres Vedras, que também foi júri do referido concurso.

Também apresentado pelo António Sérgio e "à revelia" das Jornadas Técnicas Avis mellífera, e de mim, ou não fosse uma surpresa, foi-me feita uma homenagem pelo grupo dos Apiamigos e que obviamente me deixou (como sempre alguém costuma ficar nestas circunstâncias) … sem palavras!!!, e disso foi prova o meu atabalhoado discurso de circunstância onde creio só se aproveitou o:
“Muito Obrigado aos Apiamigos: Ana Carvalho, António Sérgio, Francisco Rogão, Manuela Miguel, Octávio Rodrigues e Ricardo Pinto, tal como a todos os visitantes do Montedomel…”

Encerradas as Jornadas Técnicas Avis mellífera 2010, para o ano há mais…

10 comentários:

Francisco Rogão disse...

Obrigado Pifano

Já estou á espera que chegue a avis melifera 2011

octávio disse...

Lá estaremos a comemorar, a conviver, a recordar, a planear....uma convivência com muita amizade numa terra muito acolhedora com pessoas cheias de ideias em prol das nossas "amigas".

Vivam os Apiamigos porque não falar, também em Apiturismo? Vamos lançar o tema para discussão?

E a tal "organização" de "fraters" em homenagem ao mel?

E o "Borda d'Água", aliás "Borda do Favo" quando começa a construir-se?

Vamos ver o que o Monte do Mel nos desafiará a todos para o ano 2011!

Vou estar atento!

Saudações apícolas aos premiados e premiada, aos organizadores, aos participantes, de uma forma ou de outra, e ao homenageado por tão importante dádiva à apicultura portuguesa.

sergio_apic disse...

Subscrevo.
Foi um fim de semana apicola bem passado em Avis. Enquanto houver Avis Mellifera, lá estarei, enquanto houver Pifano lá estarei, enquanto houver abelhas lá estarei. E não sei que dizer mais, simplesmente que foi fixe. Abraço, Sérgio

Anónimo disse...

É isso ai, dinamismo fora e dentro da colmeia.
Neste instante lembei-me de alguém que terminava os programas mais ou menos desta forma.
"Senhores apicultores despeço-me com amizade até ao próximo programa.

Abraço
Francisco

octávio disse...

"Senhores apicultores despeço-me com amizade até ao próximo programa."

Onde visitaremos um paraíso, tipo arca de noé.

Por falar em paraíso, há lá um "inferno" a capturar. Eu e o Ruben estamos a perder o primeiro "round" 0 - 1.

....já pensei em levar uma mangueira para despejar o lago! Que tal?

AnaPCarvalho disse...

Meus Amigos

Foi um fim de semana bem fixe!

Ja estou a espera que chegue Avis Mellifera 2011

Bem haja Apiamigos!

beijinhos

Mário disse...

Bem, mais um grande e caloroso encontro para animar o frio inverno, pena não ter podido fazer parte da chama, outro será!

Abraços
Ferradela

Anónimo disse...

Fui pela primeira vez à Avis mellífera em 2009 e gostei muito. Em 2010 assim que tive conhecimento da data resolvi logo ir.Os workshops da manhã foram óptimos e pensei que o "prato de resistência" da tarde sobre associativismo seria um pouco "insonso". Erros meus, má fortuna. Não podia estar mais enganado.Foi sim o ponto alto do dia. Para além do exemplo da "Terra Chã", vimos perfeitamente explicitado pelo Dr.Pífano como nascem, vivem e morrem as associações e não pude de deixar de pensar seriamente na associação de que faço parte, talvez a mais antiga do país, a SAP- Sociedade dos Apicultores de Portugal que actualmente atravessa um momento particularmente difícil, enfermando de muitos dos males que foram ali identificados. Deixo aqui o meu pedido ao Dr. Pífano para publicar no blog a sua comunicação, que deveria ser de LEITURA OBRIGATÓRIA para todos os dirigentes das associações, para todos os membros de todas as associações e para todos os candidatos a sócios de qualquer associação.Bem haja pela sua comunicação. O Monte do Mel está como sempre de parabéns.É desde há muito tempo uma referência em apicultura. Obrigado.
Abelhasah

Alien disse...

Olá,

Li atentamente o seu comentário e deixe-me dizer-lhe que nem há 10 minutos que pensava na forma de converter a "minha conversa" sobre o associativismo, no Avis mellifera, para o blog. Espero que mais 15 dias esteja disponível.

Lamento o estado da SAP. A SAP, tal como a AANP, são aquelas associações onde "todos somos associados", mesmo sem o sermos.
A forma pioneira e sobretudo corajosa e animada com que iniciaram as lides apicolas em Portugal, quando a apicultura pouco mais era que mera curiosidade, merecem de todos o maior carinho e respeito.
Muito antes dos Programas Apícolas e demais subvenções e ajudas ao sector, essas entidades usaram da verdadeira "carolice" e espírito de sacrifício dos dirigentes e formaram a maior parte dos grandes apicultores que hoje por sua vez já ensinaram ás gerações mais novas.
Imagino-as hoje, além da actividade normal de âmbito associativo, como potenciais conselheiras de todo e qualquer acontecimento apícola nacional. Ou pelo menos gostaria que assim fosse...
Votos para uma rapida recuperação da SAP.
Alguma ajuda que eu ou o montedomel possamos dar, será uma honra, e mais não faço que retribuir o que indirectamente dela já recebi!
Obrigado, um abraço,

Joaquim Pifano

filipe silva disse...

.