11 julho, 2011

Turismo Apícola

Turismo com abelhas - a apicultura dá o mote à criação de uma nova tipologia do Turismo: o Apiturismo.

Foi recentemente aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, (ESTH) do Instituto Politécnico da Guarda, um projecto de investigação inédito a nível mundial, no âmbito do Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, que versa sob o papel do Turismo Apícola como Factor de Desenvolvimento Local. A orientação está a cargo do Professor Doutor Manuel Salgado, investigador doutorado em Turismo e coordenador do mestrado em apreço, e a co-orientação é assegurada por um especialista nacional, Dr. Joaquim Pífano, biólogo e técnico de reconhecido valor no sector apícola português.

O trabalho, a levar a cabo pelo mestrando João Teixeira Gomes, licenciado e pós graduado pela ESTH, pretende demonstrar que a simbiose entre as actividades turística e apícola despertam relevantes interesses em diversos segmentos do mercado turístico, por se tratar de actividades essenciais à sustentabilidade e competitividade no desenvolvimento local, pelo verdadeiro impacte a nível económico, social e ambiental. Pretende-se ainda promover a criação de emprego qualificado através da geração de rendimento numa base local, que garanta um contributo essencial à preservação ambiental porque as abelhas actuam como polinizadores naturais de espécies nativas e cultivadas, preservando-as e consequentemente contribuindo para o equilíbrio do ecossistema e manutenção da biodiversidade, do mesmo modo que valoriza a cultura e as gentes locais.

O desenvolvimento do trabalho de investigação, será no decorrer do mesmo, tornado público através do site www.turismoapicola.com.

João Teixeira Gomes

6 comentários:

Abelha Preguiçosa disse...

Fantástico!
Sempre que ouvia falar em apiturismo não conseguia deixar de esboçar um sorriso perante a ideia de haver 'turistas' que me viessem ajudar a pegar nas alças! :)
Nunca levei muito a sério o conceito talvez porque não sou, ou não me considero, de maneira nenhuma um turista, seja em que situação for.
Mas felizmente nem toda a gente é como eu, e confesso que a acho uma boa ideia!

Abraços e muito sucesso com o projecto
Ricardo
(não fazia ideia que o IPG tinha uma ESTH!!)

Anónimo disse...

Indiscutìvelmente o ovo de Colombo!
Hoje que tanto se fala em inovação, aqui está o exemplo perfeito e acabado do que isso é. Ainda por cima na área do turismo, que exporta serviços!
É absolutamente fantástico!
Já há turismo rural, enoturismo e finalmente o apiturismo. Toda a apicultura sai enriquecida com esta actividade.
E , acima de tudo a garantia inequívoca do nível de formação, ao encontrarmos como co-orientador o Exº. Sr. Dr. Joaquim Pífano, meretíssimo biólogo e apicultor, que muito tem dado à apicultura nacional.
Está de parabéns a Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda por poder contar com a colaboração de tão distinto profissional.
Ao Sr. Dr. Joaquim Pífano os meus mais sinceros parabéns e os profundos desejos do maior sucesso neste seu cargo.
Um grande abraço,
A. Hermenegildo.

Anabela sardo disse...

Prezado Dr. João Gomes

Votos de um bom trabalho e sucesso para o projeto.

Cumprimentos,
Anabela Sardo
Diretora da ESTH/IPG

Anónimo disse...

" Multi sunt vocati, pauci vero electi".

Um grande abraço.
Abelhasah.

octávio disse...

Gosto da foto; a serra de Bornes ainda fica mais linda com os apicultores!
Fico muito contente de saber que o autor do blogue está a "caminhar" a Norte.

Manuela Miguel disse...

Parabéns.
Só hoje li e gostei, concordo com o Octávio, a caminhar para o Norte, depois não tens desculpa, para vires ao Nordeste transmontano.
Mais uma vez parabéns