21 agosto, 2012

Cardo de Abelha 2012


O Cardo de Abelha, cardo asnil ou de uma forma mais erudita o Carlina racemosa, continua a ser uma das florações apícolas mais nobres no Alentejo.
Impressiona como apesar da secura extrema do solo e da atmosfera, bem patentes no aspecto vegetativo da planta, proporcionam mesmo assim tal abundância de néctar e pólen às abelhas.
Os terrenos mais agrestes continuam a proporcionar sustento e produção ás colónias durante o Verão.



Planta herbácea, anual, da família Asteraceae, apresenta caule ramificado que, geralmente, não ultrapassa os 30 cm de altura. As folhas são compridas, estreitas e lanceoladas, com margens guarnecidas de espinhos. As flores, amarelas, agrupam-se em capítulos terminais com cerca de 15 cm de diâmetro. Distribui-se pelo centro e sul de toda a Península Ibérica e pelo noroeste de África, ocorrendo, geralmente em terrenos abertos, incultos e com alguma aridez.
Floresce durante um largo período que vai, pelo menos, de junho a agosto.

In "O Botânico Aprendiz na Terra dos Espantos"



O perigo sempre à espreita.
Quando tirei a fotografia não me apercebi da presença da pequena assassina, que perfeitamente mimetizada com a paisagem aguardava a chegada da presa. Esta não teve muita sorte, finda a recolha de pólen a abelha partiu sem mais prejuizos:



Quando preparava a imagem de baixo só me ocorria o problema das falsas baixas médicas ou até as aposentações precoces. Veja-se o estado deplorável da asa esquerda da próxima abelha: enquanto as delicadas extruturas alares permitirem o voo do insecto este continua a cumprir com o seu dever.

A somar ainda o facto do Serviço Nacional de Saúde ou a Pensão de Reforma das abelhas não passar de um caloroso empurrão a partir da tábua de voo e as formigas que as carreguem.
Ainda assim me parece ser um sistema mais justo que o nos tem calhado ultimamente...




3 comentários:

Francisco disse...

Pois é, quando aparenta nada conseguir "furar" daquele solo arido e seco, debaixo das elevadas temperaturas do verão, não é que nos deparamos com o cardo que pinta a planicie de amarelo e nos mantém os bichinhos com aquela actividade que nos regala de satisfação.

Abraço
Francisco

Anónimo disse...

Aqui no meu apiário "ao pé de casa" há muito cardo asnil, no entanto, a falta de forragens este ano , levou a que todos os campos na região fossem "rapados" por ceifeiras enfardadeiras, para aproveitar a palha, numa altura em que este cardo já estava crescido. Foi "enfardado" juntamente com a palha, para mágoa das minhas abelhas.
Um abraço,
Abelhasah.

Alien disse...

Atenção ás fontes de néctar e pólen tão necessárias para esta fase do ano.
São elas que ditam o volume de postura da rainha e por assim dizer do número de abelhas para passarem o Inverno, determinantes para a colónia não colapsar durante essa estação.

abraços
Joaquim Pifano