11 agosto, 2009

Mel Directamente no Frasco

Mais uma das muitas artes e curiosidades do nosso amigo Vicente Furtado, de Lagos – Algarve.
Nas várias visitas que lhe fiz, era comum ele gracejar com umas abelhas “especiais” que faziam e colocavam o mel directamente no frasco. Era uma grande poupança em termos financeiros, de tempo e trabalho, pois tais abelhas evitavam as alças, a cresta, a extracção e inclusivamente a própria melaria.
Um dia resolvi confrontá-lo com tal afirmação, pois fiquei curioso em relação a tal prática.
Foi quando ele me mostrou um frasco que em vez de mel tinha favos, mas não eram pedaços de favo como é comum alguns apicultores fazerem, tinha os favos fixos pelas próprias abelhas no interior do frasco!!!

Ainda não estava refeito da surpresa quando ele me contou e mostrou a forma como as suas abelhas faziam tais habilidades:

Uma prancheta modificada, com nove buracos, onde coubessem as bocas dos frascos que ficavam assim seguros nessa posição. Após esta montagem era colocada uma alça vazia sobre o conjunto para protecção dos frascos.
Sem lâminas de cera disponíveis ou outro espaço para a construção de favos, as abelhas acediam ao interior de cada frasco e era aí que construíam os favos, enchendo-os posteriormente com mel...

Finda a produção, a cresta resume-se à recolha dos frascos sobre as ditas pranchetas modificadas, basta colocar a tampa, o rótulo e... vender ou oferecer aos amigos...

Na foto anterior, o Vicente exibe um dos ditos frascos de mel e o cartaz que legendava tal fenómeno quando ele o apresentou no Congresso de Apicultura realizado nos Açores em 2004.

2 comentários:

Rafael disse...

Uma ideia genealmente interessante. Para o ano irei experimentar numa das minhas colmeias. Ler este blog tem sido muito agradavel e tem-me ensinado muito. parabens

Personagem disse...

É realmente interessante, mas muito pouco produtivo!! fala quem experimentou este ano.

cumprimentos para todos.