11 junho, 2010

ANIVERSÁRIO FORUMEIROS – SEIA

Parabéns Forumeiros, e vão dois anos de sucesso !!!
E foi assim, no passado dia 22 de Maio, nas instalações do SISE em Seia, a “rapaziada” do fórum digital lá se reuniu para comemorar o segundo aniversário do FORUMEIROS e fazer aquilo que mais gosta além de estar com as abelhas: falar delas…

Parabéns também ao Ricardo Jesus pela impecável organização local do evento e pela família maravilhosa que muito o apoia nesta actividade. Tal como ao SISE, à Câmara Municipal de Seia, aos administradores do fórum: Hélder Duarte, Cristóvão Oliveira e João Pires pela forma como proporcionaram a todos os “foristas” um dia inesquecível.
A “crítica” que já vai sendo habitual nestes acontecimentos: “esteve tudo excelente, pena o pouco tempo para estar com os amigos…” o que me parece ser um bom sinal, evidência que para o ano regressarão todos para matar saudades…
Ficam algumas fotos e comentários ao evento para recordar:
As boas vindas aos participantes, pela Administração do Forumeiros e pela representante da Câmara Municipal de Seia.

Pelo Manuel Gonçalves, Presidente da FNAP.

A excelente moderação do colóquio a cargo do Cristóvão Oliveira e uma das grandes novidades do dia: o Software para gestão de apiários GESTAPI, apresentado pelo seu criador Hélder Duarte.

Eu e a transumância, não descansarei enquanto as abelhas não “regressarem à estrada”…

Os apicultores mais novos, apicultoras neste caso, aproveitavam para fazer planos para o futuro…

O Leandro Moreira e a magnífica apresentação sobre o Própolis nacional.

Quanto devemos ao Miguel Maia pelo muito que já nos ensinou sobre o manuseamento das ceras?

A confraternização, os enxames que capturei este ano, as alças que já colocamos, as rainhas que criei… conversa de apicultores!!!

O almoço, excelente que estava, tal como a companhia. E por falar nisso, como é que não me apercebi do requeijão com doce de abóbora ??? Acabei por vingar-me numa “água milagrosa” da autoria do Fernando Duarte, mas não fui o único…

Na parte da tarde o excelente workshop acerca da criação de rainhas, apresentado pelo João Pires.

“Faltou sala” para todos os interessados nesta tecnologia!!!

Um dos aspectos mais positivos da apicultura nacional e que deve ser assinalado: a crescente participação e cada vez mais activa, das mulheres neste sector.
Confesso que senti bastante orgulho quando olhei para os participantes durante o colóquio e constatei que a percentagem feminina quase que ultrapassava a masculina. Capricho do mês de Maio ou é desta que as mulheres assumem o papel que merecem na apicultura?

E… quem não tem cão, “caça” com zangão…

Como se não bastasse a sessão de manicura, agora um tratamento destes… quero ver este zangão no café com os amigos a falar de rainhas…

Bom trabalho João, sempre a aprender contigo.

Agora, o magnífico workshop sobre a Cera, apresentado pelo Rúben e pelo Francisco Rógão. Já o escrevi algures e sobre os mesmos autores: os conhecimentos provenientes de quem lida diariamente com as coisas tem outro peso, e neste caso as novidades são o brinde…



O engenhoso núcleo de fecundação/estágio de rainhas, construído por um apicultor.

A visita ao Museu do Pão com os amigos, e para matar saudades com as abelhas (o fórum já tinha terminado há meia hora), esta simpatia pintada numa parede…

E não é que o local para festejar o aniversário do fórum foi muito bem escolhido???

3 comentários:

Mário disse...

Muito bem mestre, com este post duplicas-me a pena que tenho em não ter podido ir.
Abraço
Ferradela

octávio disse...

Exigência: o participante deste encontro exige que seja publicada neste blog a abelha a transumar com a sua "mala de cartão".

Esta foto mostrada como fundo na palestra sobre transumância, foi elogiada por muitos e, por isso, merece ser publicada.

"A César o que é de César"

Alien disse...

Para o Mário

Não foi à falta de combinarmos!! Mas há-de haver um 3º aniversário, um 4º, 5º,...

Para o Octávio

Fica então combinado para o mais rápido possível.
Resta saber se a "Abelinda de Suza" estará pronta para o estrelato!!! :-)

Abraços,
JPifano