Lousã Apicultores que produzem mel certificado na serra da Lousã foram nos últimos meses alvo de roubos, cujos prejuízos ascendem a 140 mil euros, disseram fontes do sector.
Segundo o presidente da Lousãmel (Cooperativa Agrícola de Apicultores da Lousã e Concelhos Limítrofes), António Carvalho, cuja exploração também foi assaltada, aquela estimativa dos danos "inclui mel, abelhas e colmeias".
"Só no meu caso foram uns 5000 euros de prejuízo", disse.
António Carvalho deu pela falta de 25 colmeias, com enxames e mel. "Há pelo menos um apicultor que perdeu 150 colmeias", acrescentou ontem o dirigente à agência Lusa.
O diário As Beiras noticiou ontem assaltos a diversos apiários da serra da Lousã, indicando que "nas últimas semanas já foram roubadas 700 colmeias e os apicultores estão desesperados".
Realçando que "todo o mel roubado" tem Denominação de Origem Protegida (DOP) da serra da Lousã, António Carvalho confirmou que um dos lesados "está a dormir na serra" com o objectivo de evitar mais roubos.
Os sócios da Lousãmel que perderam colmeias têm apresentado queixa na GNR dos concelhos onde possuem explorações.
O presidente da Lousãmel afirmou que vai promover uma reunião com os membros da cooperativa, com sede na Lousã e que abrange uma dezena de concelhos dos distritos de Coimbra e Leiria, para analisar o problema.
http://dn.sapo.pt
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1594162
3 comentários:
Eu já li uma explicação posivel para tal fenomeno! É que aqui ao lado em Espanha o estado atribui um subsidio anual de 10 a 15 € por colmeia por ano.... Enfim!!
De facto, qualquer "coisa" de muito estranho está a acontecer. Roubar cerca de 700 colmeias não terá sido decerto tarefa fácil, a logística necessária para deslocar tal número de colmeias (ainda que por fases) não é trabalho para amadores...
700 colmeias não é "coisa" que passe despercebida!
Só uma logistica "just in time"!
Por fases, obriga a mais "manobras"!
Algo estranho!
Enviar um comentário