08 junho, 2010

Colmeia para Criação de Rainhas com Quatro Núcleos Laterais

Uma excelente e oportuna proposta enviada pelo amigo Francisco Rogão - MACMEL, que decerto irá inspirar os nossos criativos apicultores. Esta colmeia para criação de rainhas foi concebida por um apicultor francês.
A colmeia possui quatro núcleos laterais e a colmeia (com rainha) na posição central. Todos os compartimentos possuem entradas individuais como poderão constatar no estrado na próxima imagem:

Alimentadores em cima de cada núcleo. A colmeia tem vidro para monitorização da colónia, mas este não é muito aconselhável pois pode provocar um aquecimento exagerado.

Pormenor dos alimentadores de cada núcleo, com acessos em rampa e junções parafinadas para evitar perdas de alimento.
No mínimo parece bastante tentador !!!... Mãos à obra ???

10 comentários:

Alien disse...

Caros amigos,

Queria apenas "tocar" no pormenor dos "multiplos núcleos" (o que implica múltiplos quadros porta cúpulas em simultâneo), onde o Vicente Furtado refere num post deste Blog:

http://montedomel.blogspot.com/2009/09/criadeira-de-rainhas-um-modelo-alemao.html

publicado a 20 de Setembro de 2009 e que postula que se deve arranjar um equilíbrio entre o número de quadros porta cúpulas e o número de rainhas activas para fornecer criação. Não invalidando no entanto o modelo que agora se apresenta que me parece bastante eficaz.

Joaquim Pifano

octávio disse...

Falando por mim - e como diz o povo - já que estou com a mão na massa - estarei disponível a aceitar o desafio. Mas!!!!!!!!isto dará mais interesse se houver mais alguém, para irmos trocando ideias.

Onde estão os "aventureiros" que gostam daquilo que fazem e que são seguidores atentos deste importante blogue em matéria de fonte de ensinamentos?

E não só!!!!!! Também de dar a conhecer algo importante em termos de apicultura. Quero com isto questionar os autores, quando nos dão a conhecer os capítulos seguintes daquela maravilhosa viagem, com descrições de apiários, apicultores, usos locais e, de excelentes fotos?

Um Abraço,

Mário disse...

Está lindo, a pergunta que ponho é: será viável em termos de transporte e manuseio? não seria melhor ter o mesmo material com o mesmo efectivo mas em separado?

abraços
Ferradela

Noesis disse...

Mais uma grande obra na área.
Quatro núcleos acoplados e apenas uma colmeia, parece-me que os alimentadores irão dar bastante jeito, mas aguardo mais opiniões.
Deste modo pode-se produzir muita rainha...
Abraço
Marco

Alien disse...

Caro amigo Octavio,

Ja ha mais duas viagens apicolas depois dessa em atraso :-) , os escritos estao na forja mas sairao em breve.
A falta de tempo nao me tem ajudado muito, mas se conseguir transmitir-vos tudo o que vi e aprendi, sera decerto muito interessante,

Abraços
Pifano

pedro disse...

bom dia
Quanto temos uma colmeia orfa e queremos introduzir uma rainha de outra colmeia, como devemos fazer?
quanto tempo devemos ter a rainha na jaula de introdução?
E se a rainha tiver sido fecundada num núcleo de fecundação, podemos misturar as abelhas do núcleo de fecundação com as abelhas da colmeia orfa? ou elas iram matar-se umas as outras?

cumprimentos
pedro soares

Alien disse...

Olá Pedro Soares,

...tanta pergunta dificil :)

1ª Há imensas formas de o fazer, começando pela introdução de um ou mais alvéolos reais (umas 24 a 48 horas após a orfanização e assumindo que a colonia receptora não está orfã ha demasiado tempo...) então a aceitação é imediata e total.
Se preferir introduzir rainhas virgens ou já fecundadas, então há necessidade de um período de familiarização que poderá demorar entre as 24 horas e os três ou quatro dias, dependendo da raça das abelhas e onde as italianas são as mais receptivas e as nossas abelhas negras as mais dificeis.
Essa familiarização é feita usando as conhecidas "gaiolas de introdução de rainhas" que podem ser adquiridas em qualquer casa de apicultura ou construindo-as para o efeito conforme poderá encontrar num post do montedomel onde são apresentadas duas gaiolas de introdução aconselhadas pelo Sr Vicente Furtado e onde pode ver as dimensões e esquemas de construção.

Em tempos e aconselhado por um apicultor profissional, coloquei num nucleo orfão uma rainha virgem da seguinte forma:
rebentei um pedaço de favo com mel e besuntei a rainha (com o máximo de cuidado) libertei a rainha virgem junto das demais abelhas, sobre o quadro e ela foi muito bem aceite.
Apesar do apicultor usar amiudas vezes este método, eu só experimentei dessa vez e resultou, mas não quero de modo algum generalizá-lo e garantir-lhe que irá correr bem...

2ª O tempo na jaula de introdução, respondido no ponto anterior.

3ª A reciclagem das abelhas do nucleo de fecundação poderá ser feita se se tratar de abelhas jovens e se as da colmeia receptora também o forem. caso contrário experimente aspergi-las todas com água açúcarada.
Ou então mante-las no nucleo de fecundação para receberem novas rainhas virgens ou alvéolos reais...

espero ter ajudado

abraço
Pifano

Alien disse...

Olá de novo, Pedro,

O Post a que me referia sobre os métodos de introdução de rainhas aconselhados pelo sr. Vicente Furtado de Lagos, chama-se: INTRODUÇÃO DE RAINHAS e encontra-o no blog, no dia 28 de Janeiro de 2009.

Pifano

pedro disse...

Muito obrigado pela sua resposta.
Ao fim de ler a sua resposta estou a pensar usar uma mistura dos dois métodos, estou a pensar manter a rainha já fecundado um dia ou dois numa jaula de introdução e ao fim desse tempo pincela-la com um pouco de mel, para assim aumentar a probabilidade de sucesso da introdução.
Falo em introduzir uma rainha já fecundada porque pretendo colocar um núcleo de fecundação a 5 ou 6 kilometros do meu apiario e próximo de um apiario de um amigo, para assim evitar consanguinidade no meu apiario. Só não sei se será o método mais correcto.

cumprimentos
Pedro Soares

Alien disse...

Ok Pedro,

Tente então esse método, mas observe o comportamento das abelhas que recebem a rainha, para o caso de haver agressividade.
Se puder aspergir as abelhas desse quadro com água+mel talvez corra melhor.
Escolha um quadro com criação aberta, sobre o qual sempre ha abelhas-ama, mais jovens e que aceitam melhor "intrusas".
E já agora... comunique-nos depois os resultados

abraço
Pifano