05 junho, 2010

Colmeia para Criação de Rainhas

Mais um excelente trabalho do amigo Octávio Rodrigues, desta vez uma Colmeia Lusitana acoplada a um núcleo de cinco quadros para a Criação de Rainhas.
Como eu tenho inveja da paciência (e principalmente do jeito) do Octávio para se “agarrar” ao serrote, martelo, pregos e pincéis para construir estas maravilhas.
Uma panorâmica do interior, aquando da construção, onde se pode ver o pormenor da divisória central, onde irá encaixar a grade excluidora de rainhas.
A mesma colmeia já pintada, com o estrado e com a grade excluidora colocada na posição correcta.

… e está pronta a funcionar, venham agora os ovos ou larvas retirados das colónias com melhores aptidões.

Aproveito para dar o meu concelho/opinião aos cada vez mais (felizmente) criadores de rainhas que vão surgindo em Portugal: a importância da SELECÇÃO DAS COLÓNIAS DADORAS, uma vez que vamos reproduzir as respectivas características em cada rainha que produzimos.
Tal “selecção” baseia-se sobretudo na aplicação de vários testes que visam classificar cada colónia de abelhas relativamente ao respectivo comportamento:

- Higiénico
- Tendência para enxamear
- Agressividade
- Produtividade (capacidade de recolha de néctar e pólen)
- Etc…


Tudo isto aliado a uma acurada e paciente observação das referidas colónias.
A selecção de colónias para melhoria das características da população de abelhas é uma actividade que não pode ser restrita no espaço nem no tempo. Quanto mais apicultores/associações a trabalhar em rede e sobre várias gerações de abelhas é que conseguirão bons resultados.
A Colmeia de Criação de Rainhas do Octávio já povoada e em funcionamento:

Tenho a certeza que muito em breve teremos notícias de novas e muito boas rainhas que irão decerto enriquecer o pool genético da região do Porto.
Muito Obrigado e Parabéns Octávio…

6 comentários:

Francisco disse...

Bom dia

Quero aqui publicamene dar os parabens ao octávio pela obra de arte que aqui apresenta.
É de fazer inveja a muitos fabricantes

Francisco Rogão

www.macmel.net

Mário disse...

Realmente está bem projectado, ainda bem que "Deus dá nozes a quem tem dentes"
O Sr. Francisco tem também no seu apíario um tipo de colmeia de fazer puxar pela cabeça.
Abraço
Ferradela

octávio disse...

Obrigado pelas palavras amigas do Joaquim, do Francisco e do Mário.

Realço que a ideia base não "partiu de mim". Tão só os pormenores. O que sei aprendo no dia-a-dia, convosco, ou seja, com os internautas apicultores.

A todos ficarei eternamente grato.

Um Forte Abraço,

Noesis disse...

Boas...
Existindo vários métodos de criação de rainhas (Produção de alvéolos reais com dois ninhos, Método Porta-Cupulas, Método Curpolarvae, Método Doolittle,etc...), e sendo eu um principiante/aprendiz na arte parece-me a mim ser este o modo/método (colmeia com núcleo incorporado, divido pela grade excluidora) de onde sairão mestras com maior qualidade, pois aqui não serão formados alvéolos reais de emergência como acontece na maioria dos métodos. Claro que há que ter em conta a selecção das colónias dadoras como referiu o MESTRE (Joaquim Pifano ;) ).
Um grande bem-haja ao Octávio pela mestria de construção e partilha de conhecimentos.

Abraços
Marco

Alien disse...

Ola Marco,

Tal comentario nao podia vir mais a proposito, ate porque tenciono muito em breve iniciar uma serie de trabalhos (praticos) acerca da Selecçao de colonias dadoras, pela importancia que atribuo a essa etapa, onde obviamente contarei com a prestaçao de todos.
Um abraço
JPifano

Leonel Lopes disse...

Parabéns senhor Octávio, pelo excelente trabalho que realizou com o ninho lusitano com núcleo incorporado, separado pela grade excluidora.
a minha questão é de saber a altura da tábua onde pousa a grade excluidora, ou não tem grande importância, se fosse possível esclarecer-me esta duvida ficaria-lhe muito gato.desde já muito obrigada pelo seu trabalho,um abraço Leonel Lopes.