23 junho, 2010

Mel dos AÇORES

Durante o tempo que permaneci na Feira Agrícola Açores 2010 – Angra do Heroísmo – Ilha Terceira, não pude ficar indiferente à forma carinhosa como vi ser tratado o mel, a apicultura e os apicultores da região.

A exposição de méis na entrada do pavilhão principal, tal como os vários stands colectivos e individuais dedicados ao sector apícola, e ainda os diversos eventos relacionados com a prática da apicultura demonstravam claramente a sua importância para a região.

Marcou-me sobretudo a atenção que lhe era dedicada tanto pelos organismos oficiais como pelas associações de apicultores envolvidas na organização da Feira.
Pela variedade de rótulos adivinhavam-se igualmente a diversidade de sabores, florações, técnicas, apicultores e associações envolvidas.

Agradou-me de sobremaneira e por isso deixo os mais sinceros parabéns à forma harmoniosa como no mesmo stand conviveram os apicultores e respectivas entidades das principais ilhas produtoras de mel, obviamente que sob o lema: “O Sabor das Nossas Ilhas”.

O Mel da Ilha Terceira, onde a FRUTER representa os apicultores:

Uma publicação da FRUTER dedicada às crianças “As Abelhas são Minhas Amigas”, aposta que a associação tem feito em termos de sensibilização das camadas mais jovens para a importância da apicultura.

Outras valências da FRUTER/FRUTERCOOP, nomeadamente a Fruticultura, Horticultura e Floricultura:

O Mel da Ilha de S. Miguel, com a CASERMEL como organização de produtores:

Exposição de equipamentos da CASERMEL, onde uma das colmeias expostas foi oferecida num sorteio entre os diversos apicultores que participaram na palestra e no workshop.

A Ilha do Faial com a Cooperativa Agrícola da Ilha do Faial:

A Ilha do Pico com a Cooperativa Flor do Incenso:

A Ilha de Santa Maria com a AGROMARIENSECOOP:

Alguns dos Organizadores, participantes e convidados para os eventos apícolas, o factor humano sempre presente…

Face ao exposto fica a vontade de visitar cada recanto, cada apiário, cada colmeia, cada apicultor e “abelheiro”, as vivências e “estórias” individuais, aquelas que tanto enriquecem este nosso maravilhoso sector.
Por falar em recantos, deixo-vos alguns, escolham a melhor localização para o apiário e deleitem-se com a sensação de “retirar a cabeça de dentro da colmeia” depois de procurar a rainha, observar os quadros, a criação, as reservas de néctar e pólen, o alívio de “endireitar as costas” e depararmo-nos com qualquer uma destas paisagens pela frente:

Mais perigosas que as nossas abelhas, não dão mel, mas nem por isso desmerecem uma espreitadela:

3 comentários:

Meliponário do Sertão disse...

Belas imagens Amigo Pífano, dá vontade de fazer as malas e bater perna por essas bandas e provar cada gotinha de mel desses...

Vou até sair pra comer alguma coisa pois aquela foto do mel aberto com os biscoitos, humm.. bateu até fome, rs.

Kalhil

César Medeiros disse...

É com muito agrado e satisfação que observo o destaque com que o carissimo Pífano partilha a sua passagem por uma ilha das 9 que compõem os Açores.
A dinâmica que observou na feira foi de facto muito interessante. Relembro que desde que resido na Ilha Terceira não me recordo da apicultura ter tido um destaque tão grande. Por esta razão congratulo quer as entidades, quer as pessoas que representaram as entidades, pois são estas o motor da dinâmica e do entusiamo.
Contudo,não posso de deixar o reparo sobre dois aspectos. Em primeiro lugar, a falta de iniciativas ao longo do ano relacionadas com a apicultura, sente-se mais um amornar do que um fervilhar de objectivos a curto e a médio prazo. Segundo aspecto, o pouco contacto que temos com pessoas mais vividas na apicultura senso lato, certamente que com uma maior proximidade, absorviamos mais e dariamos também a nossa imagem da apicultura.
Em suma, foi bom, mas temos que continuar.
Mais uma vez, o meu obrigado por ter estado entre nós.

César Medeiros

Anónimo disse...

Bom dia,
Meu nome é António Silveira.
Sou apicultor, licenciei-me em Património Cultural e estou a iniciar um trabalho de certo modo minucioso sobre as abelhas mas só sobre os Açores.
Existe ou possui algum material sobre este tema, desde os cortiços até a real colmeia mais utilizada cá nos Açores em geral, que possa eventualmente aproveitar para o trabalho "grande" que vou começar a realizar. Caso tenha e me possa ceder alguma matéria ficava-lhe muito grato e quando estiver mais avançado não fica fora de hipóteses uma possível visita a Terceira para lhe conhecer e falarmos um pouco sobre esta matéria.
Deixo-lhe o meu contacto email: amanuelmsilveira@gmail.com.
Fico a aguardar informação da sua parte.
Cumprimentos
António Silveira