02 junho, 2010

O Apiário “Misterioso”…

Ando eu quilómetros e quilómetros à procura de “fenómenos apícolas” e novidades relacionadas com o tema, quando afinal aqui ao pé de casa (Santo Amaro - Sousel) e duma assentada: quatro maravilhas da apicultura, senão vejam:

(1) O favo com os alvéolos ao contrário, conforme já foi publicado:

(2) O Garfo para espetar as Cetónias
Um engenhoso instrumento constituído por um garfo montado na extremidade de uma vareta de alumínio que antes pertencera a uma antena de televisão…

Quando os conhecidos e vorazes coleópteros se juntam à entrada da colmeia, provocando tais engarrafamentos que impedem a entrada e saída de abelhas, pega-se no dito garfo e… parece que estamos a espetar azeitonas, mais duras, obviamente.
A eterna luta dos apicultores contra as Cetónias já fez correr muita tinta, desde ferros ponteagudos e aguçados para o efeito, a garrafas de plástico onde enfiam os escaravelhos até ao gargalo. E os pobres bichos que pouco mais pedem que umas rações de mel e que os deixem à vontade para abrir autoestradas nos favos...

Já tinha visto muita coisa semelhante, mas com um garfo é mesmo a primeira vez.

(3) Quadro com arames inoxidáveis de 2 mm de diâmetro (ou serão 3 mm ???)
Tanto a colmeia como os quadros foram “herdados” pelo José Júlio, pelo que esta habilidade não foi da sua autoria.

Mas recordo-me quando uma vez também me ofereceram uns quadros com arames de “fardo” (muito mais finos que os que aqui descrevo), que achei excelentes pois nunca haveriam de quebrar. O pior foi mesmo quando tive de lhes soldar a cera, e ia rebentando com a instalação eléctrica lá de casa…
Nestes quadros do José Júlio apenas devem aquecer o arame e encostar-lhe a cera… espero.

(4) A “armadilha” para capturar enxames
Esta foi a minha preferida. Tanto que já vi, ouvi e escrevi sobre o assunto, mas nunca se me tinha deparado nada igual.

E a ideia é no mínimo… EXCELENTE, uma vez que nos poupa a subida à árvore para resgatar o enxame, evitando com isso os habituais acidentes!!!
Logo que o enxame entre no “balde” atraído pelo quadro de cera, basta puxar a corda como quem tira a água de um poço e deixar o “caldeiro” escorregar lentamente até ao solo…

O que acho mais fantástico nas estratégias de quem anda há pouco tempo na apicultura, é precisamente a falta de preconceitos (muitas vezes menos bons) e que lhes permite uma tremenda criatividade capaz de surpreender e ensinar a quem já tem muita experiência !!!

11 comentários:

Anónimo disse...

eu nao mato estes bichos eles tambem comem formigas

Alien disse...

Olá,

eu também não mato as Cetónias, e não sabia delas comerem as formigas... mas depois de saber isto... :-)

Já estou a ver o Mário "Ferradela" a encomendar-me umas dúzias delas para a sua luta épica contra os laboriosos bichinhos...

JPifano

octávio disse...

Reconheço a minha ignorância, pois ainda não sabia o nome destes "buldozzers" - as cetónias.

Sé desde o ano passado é que as comecei a ver dentro das colmeias; umas vivas, outras propolizadas.

Na verdade, sempre que possa, liquido-as. Mas! estava à espera de uma invenção do garfo/antena.

Quanto ao "consumo" destes bichos, nomeadamente as formigas, desculpem-me mas fico com duvidas, por duas razões:

- nunca assisti a tal
- as formigas que abundam no meu apiário chegam a ter quase 1 cm de comprimento.

Um Abraço,

fernando disse...

ola, gostava de saber se tem alguma solucao para as andorinhas. onde posso comprar um extractor? obrigado

fernando disse...

ola, gostava de saber se tem alguma solucao para as andorinhas. onde posso comprar um extractor? obrigado

Apisarte disse...

A ideia do "balde" está espectacular!
Terá registado a patente?

Mário disse...

Bem...., invenções não falta :)eu até que trocava as cetonias pelas formigas, mas já aprendi a domina-las sem as exterminar, também gostei do simples e engenhoso balde.
Abraço
Ferradela

Noesis disse...

Olá...
Quanto aos alvéolos ao contrário, hexágonos (Y) na vertical, hexágonos (Y) na horizontal, ora metade para um lado, metade para outro, apesar do post anterior e dos comentários ainda estou longe de perceber os efeitos práticos :(...
O garfo de Cetónias, grande ideia mas o que me veio logo á cabeça foi ver o Mário a criar uma actividade paralela - criação de Cetónias - só para eliminar as formigas eheheh...
Arames de tão modesto diâmetro, parece que não servem.
Mas a armadilha de capturar enxames, essa sim, é o que eu chamo de engenho XPTO (topo de gama, ou de última geração, ou ainda muito moderno e sofisticado), muito bom.

Abraços

Almoster disse...

olá, eu mato tudo o que destroi o que existe na colmeia, mas estou com um exécito de formigas a apoderar-se de uma colónia e em seguida deve tratar da outra ao lado. É uma desgraça creação a ser destruida abelhas que estão a nascer cortadas logo ao meio, em fim muito triste.Alguém sabe como safar desta desgraça.

Alien disse...

Olá Almoster,

Diz a regra que (em condições normais) as formigas e a traça apenas destroem uma colónia se esta for muito fraca.
Não sei se é o seu caso, mas quando me diz que as formigas atacam a própria criação é porque a colónia de abelhas é muito fraca ou a das formigas é muito forte.
É possível enviar-me fotos das formigas a atacarem a colónia de abelhas?
o meu mail: montedomel@gmail.com
obrigado

Pifano

Almoster disse...

Boa tarde Alien, começo por pedir desc por n ter dito nada mas passou-me completamente q tinha posto um comentário. Tambem devido a grande espanto meu, ao por pó das formigas nos seus carreiros e passados 3 dias quando abro a colmeia de novo parecia q n se tinha passado nada fiquei sem perceber mas ao mesmo tempo aliviado. Qualquer forma agradeço a ajuda e mais uma vez peço desc.