17 junho, 2010

ROUBO DE COLMEIAS NA LOUSÃ

Na edição on line do Diário de Notícias...

Prejuízo de 140 mil euros causado por roubo de cerca de 700 colmeias na serra da Lousã

Lousã Apicultores que produzem mel certificado na serra da Lousã foram nos últimos meses alvo de roubos, cujos prejuízos ascendem a 140 mil euros, disseram fontes do sector.

Segundo o presidente da Lousãmel (Cooperativa Agrícola de Apicultores da Lousã e Concelhos Limítrofes), António Carvalho, cuja exploração também foi assaltada, aquela estimativa dos danos "inclui mel, abelhas e colmeias".

"Só no meu caso foram uns 5000 euros de prejuízo", disse.

António Carvalho deu pela falta de 25 colmeias, com enxames e mel. "Há pelo menos um apicultor que perdeu 150 colmeias", acrescentou ontem o dirigente à agência Lusa.

O diário As Beiras noticiou ontem assaltos a diversos apiários da serra da Lousã, indicando que "nas últimas semanas já foram roubadas 700 colmeias e os apicultores estão desesperados".

Realçando que "todo o mel roubado" tem Denominação de Origem Protegida (DOP) da serra da Lousã, António Carvalho confirmou que um dos lesados "está a dormir na serra" com o objectivo de evitar mais roubos.

Os sócios da Lousãmel que perderam colmeias têm apresentado queixa na GNR dos concelhos onde possuem explorações.

O presidente da Lousãmel afirmou que vai promover uma reunião com os membros da cooperativa, com sede na Lousã e que abrange uma dezena de concelhos dos distritos de Coimbra e Leiria, para analisar o problema.

http://dn.sapo.pt
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1594162

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu já li uma explicação posivel para tal fenomeno! É que aqui ao lado em Espanha o estado atribui um subsidio anual de 10 a 15 € por colmeia por ano.... Enfim!!

Alien disse...

De facto, qualquer "coisa" de muito estranho está a acontecer. Roubar cerca de 700 colmeias não terá sido decerto tarefa fácil, a logística necessária para deslocar tal número de colmeias (ainda que por fases) não é trabalho para amadores...

Apisarte disse...

700 colmeias não é "coisa" que passe despercebida!
Só uma logistica "just in time"!
Por fases, obriga a mais "manobras"!
Algo estranho!