07 outubro, 2010

Abelhas escolhem casa através de processo democrático

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=45331&op=all

Segundo o investigador em neurobiologia comportamental, Thomas Seeley, as abelhas do mel (Apis Mellifera) tomam decisões através de um processo democrático quando fazem escolhas “de vida ou morte” e se mudam para uma nova colmeia. Seeley explica o comportamento destes insectos no seu recente livro «Democracia da abelha do mel» (Honeybee Democracy).

Quando a colmeia começa a ficar lotada, dois terços das abelhas trabalhadoras e a rainha abandonam-naa e partem à procura de uma nova casa. Segundo um estudo realizado pelo neurobiólogo comportamental da Universidade de Cornell, na Escócia, centenas de abelhas descobriram dez a 20 potenciais locais em árvores ocas. Entretanto, regressam junto da multidão da colmeia e anunciam cada lugar com uma dança.
“Conseguem apreciar e avaliar os benefícios da provável nova casa segundo o tempo de dança que lhe dedicam”, revela Seeley, acrescentando que “têm uma espécie de capacidade incorporada para julgar a qualidade de cada local, é honesta e, se for medíocre, não o anunciará tão intensamente”.

Entretanto, outras abelhas inspeccionam os sítios assinalados e regressam para dançar para as primeiras. O melhor local é eleito através da dança mais vigorosa e a sua popularidade vai aumentando. Assim, a nova casa é escolhida quando o noivo local já atinge o limiar crítico.

O processo de tomada de decisão da abelha é semelhante ao funcionamento dos neurónios do cérebro dos primatas, revela ainda Seeley. Em ambas as comunidades e cérebros, nenhum trabalha de forma individual, sejam estes os primatas e as abelhas ou os neurónios e fornecem informações diferentes ao grupo. As formigas também se organizam através de decisões colectivas. “Os princípios gerais de organização levam à consistência destas decisões”, escreve o autor no livro.

Seeley acredita que os seres humanos podem aprender muito sobre o processo de tomar decisões por vias democráticas observando as abelhas, porque a partir do momento que existem interesses comuns, uma escolha colectiva pode assegurar a melhor opção, já que existem membros diferentes e um líder imparcial.

1 comentário:

Unknown disse...

Amigo Pífano, como eu gostaria de ter a profissão desse tipo lol.

Abraço
Ferradela