28 outubro, 2010

À Espera… das Abelhas

Há tempos atrás vi um filme acerca de uma história muito velha.
Um homem que encontrou um cão, adoptou-o e cuidou dele com muito carinho. Todas as tardes o cão ia esperar o dono à estação dos comboios, quando aquele saía do trabalho. Fazendo depois juntos o caminho de casa.
Um dia, uma fatalidade, o homem falece enquanto trabalhava. Nessa tarde como em todas as outras o cão foi esperá-lo à estação e estranhando a sua ausência, regressou sozinho.
Contam que até ao fim da sua vida esse cão foi todas as tardes esperar o dono ao mesmo local. Tentaram cuidar dele, evitar que ele o fizesse, mas em vão, ele teve sempre a esperança de o homem voltar um dia.

Na semana passada, enquanto circulava por um caminho rural na aldeia de França, concelho de Bragança, deparou-se-me este estranho e bonito apiário localizado numa encosta.

Como vi alguém que trabalhava ali perto, resolvi parar e meter conversa, saber algo mais acerca daqueles “cortiços de madeira” que tão pitorescos me pareceram. Decerto haviam de dar uma boa história para partilhar convosco.
Foi a história apícola mais curta com que me deparei, aliás, nem muito houve para contar. Na sua boa vontade, o agricultor disse-me que apesar de tão limpo e bem cuidado, o apiário estava despovoado de abelhas. O proprietário tinha falecido há tempos atrás.

Confesso que aquelas colmeias tão ordenadas no apiário me comoveram e fizeram lembrar a história do cão. Como se esperassem o regresso das abelhas e do apicultor. Afinal é mesmo para isso que as colmeias servem…

3 comentários:

octávio disse...

História bonita a dos cortiços porque me toca no coração.

Anónimo disse...

Meu amigo, gostaria que vc me desse uma informação. tenho nove caixas de uruçú e por esses dias retirei o mel de algumas caixas, em uma das garrafas eu coloquei um pouco de cera dentro do mel, agora eu estou percebendo que o mel fermentou. gostaria de saber se esse mel mesmo fermentado se ainda esta bom para consumo e se assim ele perde nutri entes. também gostaria de saber se vc tem enxames de jandaíra para venda.meu email; claudiano.barbosa@hotmail.com

Claudiano disse...

Meu amigo, gostaria que vc me desse uma informação. tenho nove caixas de uruçú e por esses dias retirei o mel de algumas caixas, em uma das garrafas eu coloquei um pouco de cera dentro do mel, agora eu estou percebendo que o mel fermentou. gostaria de saber se esse mel mesmo fermentado se ainda esta bom para consumo e se assim ele perde nutri entes. também gostaria de saber se vc tem enxames de jandaíra para venda.meu email; claudiano.barbosa@hotmail.com