12 janeiro, 2011

Colmeias Diferentes - 17

Há muito que não havia novidades na rubrica "Colmeias Diferentes".
Estas fotografias foram enviadas pelo Delmar Rodrigues de Bragança. A forma curiosa como "esculpiram" o tronco para proporcionar uma habitação às abelhas faz lembrar uma casa de duendes...
É uma pena não podermos ver imagens do interior da colmeia que foi "abatida" por motivos sanitários.


Vim também a saber que o Delmar Rodrigues tem um blog de apicultura, muito recente e que podem visitar em: http://malijo-apicultura.blogspot.com

3 comentários:

octávio disse...

Há coisas engraçadas no mundo apícola o que por vezes vem deitar por terra certas medidas exactas das colmeias, do espaço abelha a respeitar, etc. etc.
Veja-se uma caixa feita de telhas e cimento, que eu cá na minha zona ouço aplidar de "telha marselha" que se poderá visualizar no museu do Uruguai. Vejam-se, também, autênticas colmeias feitas de latas, anteriormente ocupadas com substâncias não sei de quê(!?), muito utilizadas por alguns apicultores da América Latina, nomeadamente em muitos sites do Brasil. Mas por exemplo ontem andei a vaguaer na net e vi uma colmeia com um painel solar no telhado porque estava a ser monitorizada.
Att. inventores coloquem no interior das caixas, ar condicionado, desumidificadores, detectores electrónicos de varroa, termómetros, etc. etc.e não digo mais nada porque me arrisco a ver um MELTON a inspirar-se numa colmeia do séc......

mario pereira disse...

boa tarde, meu caro Delmar deixo-lhe esta mensagem para lhe fazer uma pergunta se não der muito incomodo,tenho 59 anos e nunca tinha criado abelhas,este ano apareceu-me um enxame dentro de uma barrica de plastico mesmo á porta de casa, a minha mulher apanhou cá um susto!perguntei-me a mim proprio o que fazer daquilo bom a minha mulher disse logo temos que arranjar uma colmeia para as por,eu não queria,mas a insistencia dela prevaleceu e lá vou eu á procura da dita aconselharam-me uma lusitana o que para mim era chinês,mas lá trouxe a colmeia e segui as indicações que me deram,consegui que passassem da barrica para a colmeia e para espanto meu no dia seguinte já estavam a trabalhar, bom agora a pergunta é,cada vês que as visito verifico que andam a voar em conjunto algumas abelhas que são muito diferentes maiores mais compridas e mais gordas e barulhentas, quando ouvi a primeira vês pensei que fossem vespas,mas não são mesmo abelhas diferentes,eu as visito todos os dias porque estão mesmo ao perto de casa e são muito mansas posso estar mesmo na frente delas a cerca de meio metro que não me ligam nehuma nem fazem para atacar, tambem noto que há uma equipa que permanece sempre na rampa de entrada da colmeia trabalhando não sei bem o quê mas parece-me limpeza, como nabo e analfabeto nestas coisas das abelhas pergunto isto é normal este comportamento, olhe se me puder dar algumas dicas eu agradeço,já que me meti nesta alhada agora tenho pena se não as conseguir manter.
os cumprimentos e espero a sua comprensão e paciencia para com um leigo nestas andanças.
Mario Pereira

Alien disse...

Olá Mario Pereira,

antes de mais deixe-me dar-lhe as boas vindas ao "Maravilhoso Mundo da Apicultura".
Uma colmeia é uma boa oportunidade de estudar e admirar o impressionante trabalho desses insectos que são as abelhas. Tal como de retirar algum proveito económico da sua criação.
As abelhas enormes e dóceis que vê a voar perto da entrada tratar-se-ão decerto de zangãos, os machos das abelhas, fazem parte da colónia
As da tábua de vôo são obreiras que desempenham nessa altura a função de guardas ou responsáveis pela higiene da colmeia, como sugeriu e muito bem.

Longe vão os tempos em que esta actividade era assumida com muita passividade, o apicultor limitava-se a visitar as colmeias para capturar enxames e colher o mel. Hoje em dia muito mais há a fazer: nomeadamente a aplicação de medicamentos, alimento artificial quando tal se justifique...etc
O que deverá fazer para se enquadrar com os assuntos será a aquisição de um livro de apicultura (um manual), inscrever-se como associado numa associação de apicultores da sua região, se possível frequentar um curso sobre o tema e ou até acompanhar apicultores com mais experiência.

Bom trabalho!!!

Joaquim Pifano