21 março, 2012

APIOCASIÃO 2012

Texto: Ruben Rogão
Fotos: Manuela Miguel - Macmel

03/03/2012
APIOCASIÃO e JORNADAS DE APICULTURA DA TERRA QUENTE


A Macmel e a Cooperativa de Produtores de Mel da Terra Quente e Frutos Secos voltaram a carimbar com sucesso a organização do II Apiocasião e do VI Seminário Apícola da Terra Quente.

A abertura oficial da feira e das VI Jornadas de Apicultura da Terra Quente, com a presença do Ex.º Sr.º Director Regional da Agricultura, Dr. Manuel Cardoso e pelo Ex.º Sr.º Presidente do Município de Macedo de Cavaleiros, Eng. Beraldino Pinto, acompanhados pelo Presidente da Cooperativa de Produtores de Mel da Terra Quente Sr. Domingos Carneiro, pelo Presidente da FNAP Sr. Manuel Gonçalves e pelo Gerente da empresa Macmel, Francisco Rogão.

Mais uma vez se dirigiram a Macedo de Cavaleiros mais de duas centenas de apicultores oriundos de todo o país e estrangeiro, onde a troca de experiências e a participação activa nas Jornadas de Apicultura da Terra Quente, organizadas em parceria com a Cooperativa de Apicultores de Mirandela, foram a tónica dominante.

A temática das jornadas abordou assuntos como os produtos da colmeia, pólen, própolis e cera, higiene e segurança no trabalho, associativismo, alimento artificial, classificação e certificação de méis.

De assinalar a participação dos apicultores presentes, cuja avidez por novos conhecimentos demonstra perfeitamente o espírito de um sector que se procura modernizar e estar à altura dos maiores desafios, apesar das circunstâncias menos propícias da conjuntura actual. Por outro lado, este é também um dos eventos privilegiados para reencontrar os amigos e encetar novas amizades.

A par das palestras de apicultura, a Apiocasião, exposição e venda de equipamentos apícolas, bem como de artesanato, produtos regionais, tasquinhas e muitos outros atractivos, esteve sempre bastante “povoada” ou não fosse o número crescente de visitantes que se tem registado.

A animação, a cargo da Rádio Onda Livre, foi uma constante no recinto do evento, não só pelas razões já apresentadas como também pela presença de um palco com karaoke e insufláveis para os “apicultores” mais novos.


Este ano houve mais uma novidade que foi o concurso de fotografia, com a participação de 43 fotos excelentes vindas de todo o país.

O júri foi o público em geral, e as fotos mais votadas foram a n.º 28, a n.º 22 e a n.º 13, pertencentes a:

1º Lugar foto n.º 28 – Sr. Adriano Alves

2º Lugar foto n.º 22 – Sr. Vitor Ferreira

3º Lugar foto n.º 13 – Sr. Filipe Dionisio

Os prémios: 1º Lugar fato de apicultor; 2º Lugar casaco c/ macara quadrada e o 3º lugar um par de luvas de cabedal.


JANTAR APÍCOLA MULTISSABORES

O sempre esperado convívio gastronómico contou mais uma vez com algumas dezenas de apicultores que degustaram as magníficas especialidades oferecidas pela Macmel: os já tradicionais caldo verde e cabidela de galinha, e diga-se que mais uma vez estavam “de se lhe tirar o chapéu…”.

Tal como no ano passado, os participantes fizeram-se acompanhar de produtos regionais das respectivas origens, o que conferiu um saboroso colorido ao já animado banquete.

E a conversa…, claro está, nada identifica ou anima mais um apicultor que a troca de impressões sobre o seu tema predilecto: as abelhas, o mel, a sanidade apícola e os medicamentos, os enxames, as rainhas… o costume, ainda por cima aquecidos pelos excelentes vinhos que por lá apareceram.

04/03/2012
INAUGURAÇÃO DO MUSEU DO MEL E DA APICULTURA


Aconteceu nas instalações da Macmel, Em Macedo de Cavaleiros, onde se demarcou uma das divisões para exposição permanente e evolutiva de materiais e equipamentos que foram usados na apicultura ao longo dos tempos.

O espaço magnificamente decorado com apiários e colmeias tradicionais, entre outros materiais, conta também com livros antigos de apicultura, curiosidades apícolas e outras surpresas. Está vocacionado para receber visitantes cuja vontade de desvendar “O Segredo da Abelha” encontrará aqui a resposta a todas as questões.

Segundo a Macmel são já várias as escolas que demonstraram interesse em visitar o museu, o que decerto será motivo de grande alegria para as crianças da região.

INAUGURAÇÃO DO MUSEU VIVO DA APICULTURA

Outra das surpresas do fim-de-semana: Na Serra de Bornes, numa bonita paisagem desta localidade, a Macmel reabilitou um apiário desactivado e transformou-o no Museu Vivo da Apicultura, onde os visitantes podem assistir (sem riscos) ao desenrolar das principais etapas do maneio apícola.

Para tal foi construída uma colmeia gigante onde através da segurança de um vidro, miúdos e graúdos podem assistir em primeira mão à magia do “Mundo das Abelhas”, dispondo inclusivamente de uma enorme colmeia de observação no interior das instalações.

Colmeia gigante? Afinal parece ser uma colmeia igual a todas as outras... ou não?

Ou há um erro de perspectiva ou a colmeia não é tão normal assim...

Afinal a colmeia é mesmo GIGANTE!!! é enorme!!!

Para completar o quadro ainda há um muro apiário em pedra, com cortiços povoados, colmeias de diversas origens, um palco para palestras e formações de apicultura e um sem número de surpresas que já disponíveis, em construção ou planeadas, irão decerto satisfazer da melhor forma possível a curiosidade que todos temos por esses magníficos insectos – as abelhas!!!

À noite, no museu...

Fica também o convite para a visita do museu à noite, as estruturas que estamos habituados a ver durante o dia ganham outra dimensão, outra magia.

Desde o passado dia 04 de Março, que o Museu do Mel e da Apicultura, tem as portas abertas na cidade de Macedo de Cavaleiros, onde aguardamos a vossa visita !!!

1 comentário:

octávio disse...

Excelente reportagem. Apenas um elemento que falta: o nome do Gestor da Empresa Certificadora - SATIVA, que falou sobre o tema, Certificação de Mel DOP e Mel Biológico; eng. Abílio Duarte.