01 abril, 2012

Perigo... passagem de abelhas?

Hoje aconteceu-me uma coisa curiosa. Deslocava-me numa estrada da região quando um sinal de trânsito me chamou a atenção.
Ainda pensei que se tratasse de uma partida, mas o ar “oficial” do sinal de perigo era demasiado real para se tratar de alguma brincadeira de mau gosto.

Ante a estupefacção e o assombro, fiz alguns telefonemas e consegui saber que num convénio recentemente celebrado entre as duas DGV’s (Direcções Gerais de Veterinária e de Viação) ficou de se fazer aprovar uma lei vocacionada não só para a prevenção rodoviária como também para a protecção das abelhas.

Como é sabido, muitos são os casos de acidentes de viação devido à passagem de abelhas nalgumas estradas mais movimentadas. A entrada intempestiva de uma ou mais abelhas num carro em movimento costuma provocar o pânico no condutor, o que geralmente leva ao despiste.

Para prevenir este género de acidentes, a nova legislação prevê a criação de um novo sinal de trânsito, da classe dos sinais de perigo e semelhante aos já usados para a travessia de animais na rodovia, mas este com uma abelha estilizada.

Nunca pensei que um dos livros mais lidos pelos portugueses, o Código da Estrada de João Catatau, passasse a ter um sinal exclusivo para as abelhas.

O dito sinal de perigo: Passagem de Abelhas, deverá ser adquirido pelo apicultor e colocado em todas as vias públicas que distem menos de dois quilómetros de cada um dos seus apiários. Não deverá ser barata a aquisição de tais sinais, a não ser que as associações se organizem para a respectiva compra conjunta.

A abelha estilizada será muito semelhante à que reproduzo na imagem acima.

Devo dizer que tal estilização escolhida para a abelha é francamente foleira. Parece uma vaca às riscas e ainda por cima com asas, deram grande relevo ao ferrão o que parece acentuar a agressividade do bichinho e que não é verdade.

Mas é a imagem que melhor alerta os condutores para os perigos da circulação numa estrada atravessada por insectos perigosos.

Não tentem dar largas à habitual criatividade dos apicultores e desenharem mamarrachos ainda mais foleiros. Senão ainda é pior a emenda que o soneto, em vez do automobilista se precaver da entrada intempestiva de abelhas em trânsito, despista-se a rir ou assustado pela obra de arte da sua autocriação.

Não esquecer também que os sinais de trânsito em causa, tal como todos os outros são adquiridos em entidades com licenciamento para o efeito e a sua colocação necessita de autorização municipal ou da junta de freguesia.

Mas as coisas não ficam por aqui, a responsabilidade do apicultor não acaba com a colocação do novo sinal de perigo. Postulará a mesma lei que nos meses de maior fluxo de abelhas, o que decerto coincidirá com o período de enxameação ou com o da maior produção de néctar, o apicultor deve permanecer junto à faixa de rodagem, visível e identificado, de modo a obrigar as abelhas a tomar uma altitude de segurança.

Para isso deve estar perfeitamente equipado como para a inspecção das colmeias, vestir um colete fluorescente e… atenção a este pormenor: com o fumigador aceso, fumigando grossas baforadas para o ar, de modo que a canada de abelhas possa ganhar altitude na travessia da estrada, subir acima dos 3 ou 4 metros e assim evitar embater nos veículos que por aí circulem.

Claro que os condutores ingratos e desinformados além de levarem pouco a sério tal demonstração de cidadania ainda nos saúdam da forma que melhor sabem…

Não me parece uma ideia muito feliz. Mas olhemos para o lado positivo: a obrigatoriedade de permanecermos junto à estrada abre-nos um leque de possibilidades como a venda de alguns artigos!

Qual mel qual carapuça! Esqueçam lá o mel, é demasiado óbvio e duvido que algum condutor que se preze encoste na berma da estrada para comprar produtos alimentares a alguém vestido de macacão branco e máscara de rede a deitar fumo para o ar como uma locomotivazinha.
Venda raspadinhas, preservativos, alfinetes de gravata, inove, tenha um rasgo de criatividade e surpreenda quem passe na estrada.

Animem-se lá, pior que isto seria a obrigatoriedade de colocarmos brincos nas abelhas…

6 comentários:

RMartins disse...

nao foce hoje dia dos enganos.... LOL

Anónimo disse...

Que data é a de hoje ?

Anónimo disse...

Mais uma vez uma criatividade fantástica !
Abelhasah.

Meliponário do Sertão disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!

Me pegou mesmo!!!rsss

Anónimo disse...

E se o vento estiver de frente?

Alien disse...

Sabe que pensei nessa possibilidade?
Estive para sugerir a utilização de um segundo apicultor com uma escada do outro lado da estrada, para as obrigar a descer.
Mas duvido que com tanto apetrecho alguém fosse acreditar ;)

abraços
Pifano