11 dezembro, 2012

Como fazer um CÍRIO PASCAL com Cera de Abelha

Círios Pascais feitos pelo meu amigo José Barbado, apicultor apaixonado não só pelas maravilhas e mistérios da apicultura como também por tudo o que com ela se relaciona. 
Muitos foram os ensinamentos que me transmitiu, alguns dos quais já partilhados no montedomel.
Dada a quadra festiva e de carácter religioso que se aproxima, o Eng. José Barbado enviou-me as fotos e descrições acerca da confecção das velas de cera, neste caso dos Círios Pascais e da Coroa do Advento, que poderão servir de estímulo e incentivo aos apicultores para que façam obras semelhantes. Mãos à obra e bom trabalho...!!!
 
Material necessário
Lâminas de "Cera Moldada" e pavio (cordão de algodão embebido em cera).
 
Preparação do Pavio
Adquire-se numa retrosaria o cordão de algodão com cerca de 0,5 cm de diâmetro, o qual se mergulha duas a três vezes num recipiente com cera líquida de abelha, deixa-se depois em suspenso a arrefecer à temperatura ambiente. O comprimento do pavio deve exceder o da lâmina de cera em cerca de dois cm.


As Lâminas de Cera
Usa-se qualquer tipo de cera, no entanto aconselham-se os formatos Langstrooth e Lusitana em conjunto. Para fazer um bom Círio Pascal são necessários entre 1,25 a 1,50 kg de cera.
 
Confecção do Círio Pascal
Uma vez preparado o pavio, dedicamo-nos então às lâminas de cera que para se deixarem trabalhar deverão estar suficientemente maleáveis. Para isso deve-se recorrer a uma fonte de calor não muito forte. Neste caso aproximou-se por breves instantes a lâmina de cera a um aquecedor.


Uma vez aquecidas e maleáveis, as lâminas de cera são colocadas numa superfície limpa e lisa e coloca-se o pavio ao longo de uma das extremidades. É a partir desta extremidade que se começa a enrolar a lâmina.
Utilizam-se várias lâminas até o Círio atingir o diâmetro pretendido.


No sentido transversal colocam-se duas lâminas mais pequenas em largura e enrolam-se uma vez mais até à espessura desejada.
Como vai ficar uma "costura" entre as duas lâminas, esta é coberta por uma nova lâmina de cera de maiores dimensões.
Terminada esta operação, o Círio é aproximado da fonte de calor para soldar as extremidades da cera, tornando o conjunto mais estável.
Para um melhor equilíbrio da vela podemos bater com as exermidades numa superfície lisa até obter esse resultado.
Para finalizar o Círio Pascal este deve ser embelezado com pinturas alusivas ao evento, não esquecendo de mencionar o ano e as referências ( A ) e ( Ω ) para ser considerado "Pascal".
Vai para 14 anos que o Eng.º José Barbado faz o Cirio Pascal para a sua Paróquia de Naturalidade (Vila Fernando - Arquidiocese de Évora), tendo os mesmos sido embelezados com pinturas alusivas ao evento, e como não são gastos na totalidade, quando leva o Círio referente a detereminado ano oferecem-lhe o anterior, mantendo-os assim expostos.
Segue-se uma foto da Coroa do Advento, da mesma autoria e oferecida pela família Barbado à Igreja de Santo António, no Bairro dos Assentos em Portalegre.
Cada vela tem uma cor alusiva ao Domingo do Advento, e como os apicultores só têm acesso a uma cor ( a da cera) sugere-se que utilizem uma fita com a cor correspondente para o efeito.


2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo belíssimo traba-lho. Ele resgata toda a originali- dade do círio pascal.

Anónimo disse...

Gostei muito do seu trabalho, gostaria de saber onde posso comprar as laminas para fazer as velas