02 janeiro, 2013

O MAMAOT, o IFAP, o PAN e as "coisas" que nada dignificam a apicultura nacional...

Os associados da ADERAVIS decidiram na última Assembleia Geral apresentar o seguinte abaixo assinado à Ministra da Agricultura:

Exm.ª Sr.ª
Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território

Nós, abaixo assinados, apicultores associados na ADERAVIS - Associação para o Desenvolvimento Rural e Produtos Tradicionais do Concelho de Avis, que congrega produtores de oito concelhos, tendo tomado conhecimento da recente decisão do IFAP em não aprovar a nossa candidatura à Medida 1 – B (Assistência Técnica) do Programa Apícola Nacional (PAN), com cujo apoio contávamos para a gestão e acompanhamento das nossas explorações apícolas, sendo estas as já raras iniciativas que continuam a animar esta região interior e cada vez mais despovoada, vimos por este meio solicitar a Vª Ex.ª que nos aconselhe do melhor procedimento para que possamos continuar a beneficiar do merecido apoio que já assiste à maior parte dos apicultores no território nacional e que agora nos foi negado pelo IFAP.
Mais informamos que a ADERAVIS desde a sua criação se tem candidatado à referida medida e tem cumprido escrupulosamente com todos os preceitos e requisitos exigidos pelo (PAN), além da realização de outras iniciativas de âmbito nacional participadas por apicultores de todo o país.
Sentimo-nos ultrajados por tal decisão onde pouco mais nos informam que a candidatura não foi aprovada, já não sendo esta a primeira vez em que o IFAP umas vezes alegando lapso outras por desleixo tem tentado frustrar o trabalho que com muito esforço e dignidade esta associação tem levado a cabo e sendo por isso um exemplo de sucesso.
Exigimos por isso a reabertura deste processo e a aprovação da nossa candidatura.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Este assunto irá ser desenvolvido (muito desenvolvido) nos próximos dias...

4 comentários:

Anónimo disse...

Força mas em contrapartida há quem tenha 2 ou mais técnicos, deixai ir tudo por água abaixo. País de mamaoulas

Anónimo disse...

Quando se confunde PAN com Peter PAN...
O país ainda não acordou da Terra da Fantasia, muito menos os serviços do Estado, que se continuam a comportar, como a orquestra do Titanic que continuava a tocar o trecho musical enquanto, paulatinamente, o navio se afundava.
Não perceberam que quando o país chegar ao fundo, não vão poder cobrar mais impostos para se continuarem a governar.
Como diria Carlos Puebla : pelo leite que a vaca dá, matou-se o bezerro !
Numerosas associações, entre elas também a minha, ficaram com a medida 1B reprovada por falta de dotação financeira e, consequentemente, reprovadas as medidas dela dependentes.
Incompreensível e inaceitável, a não ser que...
É que neste país há sempre um "...a não ser...", por isto, por aquilo ou por aqueloutro, porque "convém assim", porque "o não sei quantos, é...".
Mas não acreditamos que neste caso seja assim.
Muitas associações apenas com um técnico, viram a sua candidatura rejeitada mas, de facto, há várias associações com dois ou três técnicos com a candidatura aprovada !
Espantoso !!!!!
Se calhar foi esquecimento ou distracção. Sim, não pode ser de outra maneira, porque , tanto quanto sei, havia a RECOMENDAÇÃO expressa para o segundo e terceiro técnicos, apenas serem aprovados APÓS a aprovação do primeiro técnico para todos.
Falha de comunicação ?
Não deixa de ser muito estranho. Critérios desconhecidos à revelia de recomendações e de quem está no terreno.
Parabéns aos senhores do IFAP !
A continuarem neste caminho, não lhes garanto emprego por muito tempo, pela simples razão que, ao arruinarem o tecido produtivo do país, não vai haver quem lhes pague os salários !!!
O Ifap é que sabe.
Os apicultores que vão para o diabo que os carregue !

Abelhasah.

Alien disse...

Para o IFAP/GPP, com carinho...

A INDIFERENÇA

Bertolt Brecht

Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.
Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.
Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.
Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.
Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.
____________________________
Bertolt Brecht
[1898-1956]


...bem hajam!!!

Joaquim Pifano

Anónimo disse...

Realmente não se comprteende...Como é possivel algumas associações disporem de dois técnicos:" um para prestar assistência aos apicultores e outro para prestar assistência às empresas privadas locais da zona, ou das ditas zonas controladas que de controladas não têm nada"... E já agora uma reflexão: "não estaria na hora de os dirigentes nacionais deixarem os seus lugares? Parece-me que há demasiado tempo que se encontram acomodados nos seus lugares a remar junto dos seus proprios interesses!"