Decorreu no dia 13 de Setembro de 2014 o XX Concurso de Mel organizado pela Câmara Municipal de Moura e pela Apivale.
Mais uma vez os elementos do Júri foram o José Gardete, o Joaquim Pifano e a Luísa Garcia.
A região de Moura e Portel caracteriza-se pela existência de condições únicas para a produção dos monoflorais de Rosmaninho. Por essa razão surgem sempre na mesa de provas mais de uma dezena de amostras de tal forma homogéneas e características que muito dificultam a sua avaliação pelo júri.
A avaliação nem é difícil, visto tais méis serem merecedores das pontuações máximas, a dificuldade está em distinguir entre eles os excepcionais que vão "subir ao pódio".
Todos os anos é assim, a prova destes méis exige-nos tal concentração e entrega que para seleccionarmos os três melhores temos de recorrer a autênticos preciosismos, pequenas e quase imperceptíveis subtilezas na cor, no aroma, no sabor e até na luminosidade para os distinguirmos.
Mas é gratificante constactar que nestes casos onde os factores naturais já atingem os limites máximos, a mestria dos apicultores também dá o seu melhor para os acompanhar, para que não seja o factor humano a baixar os padrões.
Neste ano de 2014, os vencedores foram:
Mel Multifloral
1º Lugar: António José Monteiro Tereno - Amareleja
2º Lugar: José Machado Gonçalves - St.º Aleixo da Restauração
3º Lugar: Armindo José Guerreiro Cavaqueiro - Moura
Mel de Rosmaninho
1º Lugar: Margarida de Jesus Lacão Bonito - Santana de Portel
2º Lugar: Mel da Serra de Portel - Portel
3º Lugar: José Maria Rendeiro Lacão - Santana de Portel
O executivo e outros responsáveis da Câmara Municipal de Moura na entrega dos prémios do concurso de mel, entidade que há 20 anos acarinha este evento e muito tem apoiado a apicultura local.
Na passagem pelo stand da Apivale na exposição de produtos locais, deparamo-nos sempre com imensa quantidade e variedade de produtos apícolas. Além do mel, da cera e do pólen, contam-se já inúmeros produtos derivados dos habituais.
Veja-se no canto superior direito da última imagem o ressurgir do Mel da Herdade da Contenda, importante referência apícola no passado da apicultura portuguesa.
Os apicultores já compreenderam há muito que podem beneficiar das mais valias da produção e comercialização de outros consumíveis do dia a dia obtidos com produtos da colmeia.
Finalmente... o júri, em especial destaque o Eng.º José Gardete, há décadas nestas andanças, munido de uma língua, um nariz e uma visão excepcionais para as subtilezas dos méis que avalia.
É um prazer podermos partilhar com ele as provas de mel. A alegria que o caracteriza e a mestria com que faz o seu trabalho são de tal forma contagiantes que tais eventos ocorrem sempre em clima de festa.
Se de John Wayne se dizia que era o eterno cowboy, o Gardete é sem duvida o eterno provador de mel.
Sem comentários:
Enviar um comentário