20 setembro, 2014

Secador Solar de Pólen do José Chumbinho - Algarve

No passado fim de semana visitamos o amigo José Chumbinho no Algarve. É sempre com imensa curiosidade que acedemos às suas instalações, sempre em evolução, para ver com que novos "inventos" ele nos irá brindar desta vez.
Mais uma vez as expectativas não saíram frustradas, encontramos logo num lugar de destaque (apesar de apertado, o que dificultou as fotografias). um Secador Solar de Pólen, muito semelhante ao que projectei no post de 1 de Outubro de 2013 "Secador Solar de Pólen?":


O secador de pólen encontra-se provisoriamente neste local e será depois deslocado para outro mais espaçoso e definitivo. 

Era de facto o equipamento que faltava ao Chumbinho. Nada como as excelentes condições climáticas do Algarve, que associadas à extrema habilidade deste apicultor para os engenhos e maquinarias resultassem num Secador Solar de Pólen extremamente eficaz e sem dúvida bastante económico.

O equipamento terá pouco mais de dois metros de altura por mais de um metro de largura e metro e picos de fundo. Optou por fazer a câmara de aquecimento solar da atmosfera em madeira, e plástico em vez do vidro que se preconizava para esta função. Segundo o José Chumbinho o resultado é equivalente e muito mais barato, apesar de haverem outras opções solares para mais calor.
Não convém esquecer que o Algarve tem muitas horas diárias de Sol e as temperaturas são elevadas.

Repare-se no pormenor dos pés do secador, apoiados em caixas metálicas com óleo queimado para impedir o acesso de formigas e outros insectos. Trata-se dos mesmos aparelhos muito em uso para as mesmas funções sob as colmeias ou sob os estrados que suportam as colmeias.

Na imagem seguinte outro pormenor para uma função semelhante, a cobertura e protecção da torre de saída do ar para evitar a entrada de insectos.
Esta estrutura bastante alta facilita a tiragem do ar húmido, e por assim dizer aumenta o fluxo de ar quente acelerando a secagem do pólen.

Os tabuleiros de secagem, que suportam o pólen, são construídos em rede mosquiteira com caixilho de madeira, que o apicultor pretende substituir a curto prazo por aço inoxidável para maximizar a higienização.

Na base do Secador Solar de Pólen, sob os tabuleiros, vão-se acumulando os resíduos de menores dimensões, nomeadamente o pólen em pó, que será posteriormente recolhido e utilizado na alimentação das abelhas.

O Pólen seco naturalmente, em menos de 24 horas com este tipo de secadores, fica com uma consistência muito mais agradável que o obtido nos secadores eléctricos. Não só fica mais macio, sem aquela sensação de areia na boca, como é também mais doce e saudável, pois as temperaturas mais baixas e os tempos de secagem mais longos não destroem os aminoácidos, vitaminas e demais constituintes deste produto.
Sendo ainda que o argumento mais válido para tal opção se deve principalmente à economia deste equipamento, não só na aquisição ou fabrico como na manutenção e nos gastos energéticos, sobretudo no nosso país com imensos dias ensolarados ao longo do ano.

Outros assuntos relacionados no Montedomel:

Secador Solar de Pólen?

Secagem Natural do Pólen

Sem comentários: