05 janeiro, 2009

O Pico de Produção do Rosmaninho


O Rosmaninho é uma das principais fontes de néctar nas regiões de matos e encostas suaves. Surge um pouco por todo o Alentejo, Beiras, Algarve e na Terra Quente Transmontana, entre outros locais.
O mel caracteriza-se por uma cor amarelo limão muito clara, aroma suave e sabor ácido. Mantém-se líquido, sem cristalizar, durante anos, razão pela qual é muito apreciado pelos consumidores.
Trata-se de uma planta essencialmente nectarífera, valha-nos o facto de surgir sempre associado a matagais com Esteva, Cistus ladanifer, C. salvifolia e outras. As Estevas, desprovidas de néctar são no entanto mais ricas em pólen.
Há muitos apicultores que apostam nesta floração para a produção principal de mel, e que ocorre durante a Primavera. Alguns chegam a marcar a primeira alça que colocam sobre os ninhos, em Março, uma vez que estas ainda recebem néctares de flores de Inverno, para serem separadas à cresta.
Em inícios de Maio param a produção, chegam a fazer crestas muito cedo para que não haja misturas com néctares de florações subsequentes, como a da Soagem.
Creio que não há necessidade de tantos preciosismos para obter um bom mel de Rosmaninho, mas para algumas DOP's ou para concursos de mel, há que proceder desta forma.

Costuma proporcionar grandes produções, sempre que as condições climatéricas o permitem. Quando chove bem nos meses de Janeiro e Fevereiro, seguido de temperaturas amenas em Março e Abril, normalmente é garante de boas produções. Por vezes estas condições verificam-se, mas ventos fortes e constantes durante o mês de Abril deitam tudo a perder, ou pelo menos reduzem bastante a produção.
No ano passado, contei cerca de duas semanas em toda a Primavera, com boas condições para as abelhas recolherem néctar. Todo o restante tempo foi com chuva ou fortes vendavais que secaram o néctar na planta. Ainda assim a produção foi óptima.
Quase que é preferível chover menos e a Primavera ser mais quente, como se trata de um arbusto, o sistema radicular resiste mais à seca que numa herbácea. Pior ficam os apicultores que apostaram nas zonas de Soagem...

Existem no entanto alguns “truques” que nos permitem maximizar as produções de mel de Rosmaninho...

A ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL ESTIMULANTE aplicada no início de Fevereiro, permite dimensionar as colónias, fortificá-las e prepará-las para a produção, em zonas sem floração de Inverno. O que sucede nestes locais é que as colónias saem muito fracas do Inverno e usam a maior parte do néctar de Primavera (o Rosmaninho) para se dimensionarem, vindo a produzir quase só mel de Verão.

Com ou sem Alimentação Artificial, convém “investir” no CONTROLO DE ENXAMEAÇÃO, principalmente se se administrarem xaropes muito líquidos. Caso contrário acabamos por perder muitas abelhas na enxameação e consequentemente: a produção!

MUITO IMPORTANTE:
O outro truque, ou melhor “o truque” para maximizar a produção de mel de Rosmaninho, trata-se de um dos ensinamentos mais importantes que aprendi enquanto apicultor.
Conhecendo a biologia desta flor, durante o mês de Abril, mais precisamente na 3ª ou 4ª semana, há uma fase em que a produção de néctar é máxima, os nectários segregam grande quantidade desta “água açucarada”.
Como devem calcular, as abelhas durante essa semana vivem num vai-vem tremendo, não dando à conta a carregar e armazenar tamanha quantidade de néctar. Em termos de produção é, ou poderia ser algo de fantástico para o apicultor.
Digo “poderia ser” porque raros são os apicultores que aproveitam esta oportunidade, que em determinadas circunstâncias poderá significar o dobro da produção.

O que acontece então para os apicultores perderem esta oportunidade?
Normalmente, durante a Primavera, o apicultor visita os apiários semanalmente. Como trabalha, aproveita o fim de semana para inspeccionar as colmeias e caso necessitem... colocar alças.
O apicultor coloca alças nas colmeias que delas necessitem, a seguir, vem a dita semana do “Pico de Produção do Rosmaninho”, e todas as alças vazias são rapidamente cheias. Alças colocadas no Sábado ou no Domingo, já estão completamente cheias na 4ª feira. Outra alça seria ainda cheia durante essa semana especial se... as colmeias lá a tivessem, mas quase nunca a têm!
O apicultor só faz a nova visita uma semana depois, chega ao apiário vê as alças cheias, e sem desconfiar de nada coloca novas alças, mas... o melhor já passou. Essa última alça, no fim de Abril já quase que demora duas semanas a encher, e por vezes já nem é cheia, a Primavera e o Rosmaninho estão a acabar.

Como resolver esta situação?
Obviamente com visitas mais regulares ao apiário, principalmente nas duas últimas semanas de Abril, quando as condições meteorológicas nos levam a desconfiar que o dito fenómeno se vai dar. Isto é, se houve chuva abundante antes da Primavera, as temperaturas sejam superiores a 20/25ºC e não haja muito vento.
Mesmo que as condições não sejam as melhores, o Rosmaninho tem sempre uma resposta semelhante, mesmo que não encha as duas alças durante uma semana, acabará por produzir muito mais nesse período. O ano passado, 2008, o “pico de produção do Rosmaninho” ocorreu poucos dias a seguir ao dia 25 de Abril, e notou-se...
Uma visita a meio da semana, coisa simples: basta levantar o tampo e a prancheta, para saber-mos se faz falta nova alça, e temos o problema resolvido. Esta acção pode ser muito melhorada se dispusermos de alças com cera puxada para o efeito.

Há outros “fenómenos” deveras interessantes ligados a essa semana, que poderão ver em “O MEL FEITO NO SOL” e “A TEORIA DA COLOCAÇÃO DAS ALÇAS” logo que eu tenha os escritos terminados...
Importa agora é reter que durante a Primavera, uma observação mais cuidada das colmeias permitir-nos-á aumentar muito a produção.
Há muitos anos que observo, e benefício com esse fenómeno do Rosmaninho, acredito no entanto que ele possa ser comum a muitas outras florações...

6 comentários:

Mel Fonte Nova disse...

ó eng. tou curioso nessa teoria da colocação de alças, mas tenho a impressão que cada um tem uma teoria , quer apostar?

Alien disse...

Acertou Adelino,
...só eu vou apresentar 3,
mas acredite que há pano para mangas, sem falar nos pormenores...
Montedomel JP

Mário disse...

Em conversa com o Mestre Duarte diz-me sempre que a floração do rosmaninho é bastante boa pois dura muito mais tempo que a de outras plantas.

RQuinas disse...

Informação muito útil!
De facto lembro-me que no passado ano houve dois períodos de grande produção na minha zona: final de março e a semana antecedente a 25 de abril.
O dia 25 de Abril correspondeu a um fim de semana em que eu visitei as colmeias, ao fim de uma semana, das poucas, de pleno sol, e as abelhas tinham uma produção incrível durante essa semana!

Unknown disse...

Qual o melhor época para ver a floração dos Rosmaninhos ? Queria visitar. Obrigado.

Alien disse...

Olá Jorge,

Há regiões onde a floração começa em Março e vai até finais de Abril, outras em que começa um pouco mais tarde e vai até Maio, pelo que o mês de Abril deve ser o mais acertado para ver tal floração.

Joaquim Pifano