08 janeiro, 2009

A Teoria da Colocação das Alças...


Mais um “assunto apícola” que tem levado a inúmeras discussões, e quem sabe um dia a correntes de pensamento ou até a doutrinas...
Os carpinteiros, munidos de régua e esquadro, labutam para que lhes saiam das mãos autênticas maravilhas da geometria. As alças “encaixam” perfeitamente sobre o ninho e noutras alças.
À primeira vista parecia que bastava retirar o tampo, a prancheta e... colocar a alça, mas não!!! Os nossos teóricos iluminados acabaram por desencantar uns quantos métodos, mais ou menos elaborados para processar esse trabalho, a saber:

Método I, o meu preferido...

A primeira alça é colocada normalmente sobre o ninho. A segunda alça é colocada sobre a primeira. A novidade vem com a 3ª alça, em vez de ser colocada sobre a 2ª, como era de esperar, é colocada debaixo das outras e sobre o ninho.
Justifica-se esta acção para evitar que as abelhas tenham de atravessar uma distância cada vez maior até chegar à nova alça, através de espaços exíguos e cheios de “tráfego”.
A 4ª alça, não fugindo à regra, será colocada debaixo da 3ª e assim sucessivamente, de modo a que a alça mais recente fique sempre sobre o ninho.
Este método, uso-o muitas vezes, tem a grande vantagem de encurtar caminho às abelhas, mas também tem um grande inconveniente. Sempre que queremos colocar nova alça, ou apenas ver se esta já é necessária, temos de “carregar” com todas as outras, colocá-las de lado e voltar a colocar tudo no mesmo sítio.
Mas também tem o lado “engraçado”, como uma vez em que inspeccionava o meu apiário para avaliar as produções. Só retirava o tampo e a prancheta e via que a alça de cima estava completamente cheia, e assim sucessivamente em todas as colmeias. Já no fim da operação é que me lembrei que a alça mais recente estava por baixo... e não por cima!

Método II, descrito pelo Professor Rosário Nunes.

É um método em tudo semelhante ao anterior, mas com outra abordagem. O objectivo é também colocar a alça mais recente sobre o ninho, para encurtar caminho, mas antes de ir para esse local a nova alça estagia sobre todas as outras.
A razão desse estágio ou “familiarização”, serve para as abelhas se habituarem a ela, propolizarem a madeira e a cera aceitando-a mais facilmente quando colocada no local definitivo de produção: sobre o ninho. Tem as vantagens e desvantagens do processo anterior.

Método III, para quem não liga a teorias...

Esta modalidade é talvez a mais comum, basta ir colocando as alças umas sobre as outras sem qualquer método, sempre que seja necessária.
Tem a vantagem das inspecções serem menos “pesadas” para o apicultor, mas as abelhas percorrem distâncias superiores.

Na minha opinião, a opção pelos primeiros dois métodos, mais elaborados, trará sem dúvida alguma vantagem e maiores produções. Mas não esperem encher mais uma alça que seja, só pelo facto de optarem por eles...

Quando colocar uma alça?
Outra decisão nem sempre pacífica.
Entre os que a colocam só pelo facto de ela não estar lá colocada e os que o fazem só quando a anterior já está operculada vê-se de tudo um pouco...
Normalmente faço isso quando todos os quadros do ninho ou da alça anterior têm a cera puxada e estão ocupadas por abelhas. Independentemente ou não da quantidade de mel; pólen ou criação que já possuam.
Na imagem seguinte, opto pela figura “A”

Dentro da figura “A” procuro primeiro certificar-me que alem das abelhas ocuparem os quadros, a cera já esteja puxada, como se pode ver nas imagens “2” e “3” da próxima figura:

Há no entanto excepções:

Se estivermos no mês de Maio, só coloco nova alça se a anterior estiver muito cheia, a população de abelhas for grande e se se adivinhar mais uma ou duas semanas de Rosmaninho. Caso contrário terei de “carregar” com ela vazia à cresta.
No Verão, no Girassol, por vezes coloco duas alças vazias em simultâneo sobre o ninho. Basta a colmeia ter uma grande quantidade de abelhas para tomar esta decisão.
As temperaturas são suficientemente altas para lhe disponibilizar tanto espaço de uma vez e evita tantas idas ao apiário.

Truque para estimular as abelhas a “puxar” cera nas alças:
Muitas vezes depara-se-nos uma imagem como a seguinte:

As abelhas juntam-se nos quadros centrais e mostram alguma dificuldade em avançar para as extremidades.
Isto é mais comum na primeira alça que se coloca, só com cera moldada, ou então no fim de estação, com a última alça.
O que faço nestas situações é colocar os quadros do centro, já ocupados, nas extremidades e vice versa. Homogeneizando assim as abelhas pela alça.
Normalmente resulta, os restantes quadros são então ocupados e a cera é puxada. Devemos ter atenção não haja criação nesse núcleo central, neste caso não podemos desfazer o grupo.
De qualquer forma, esta acção só resulta se houver néctar suficiente no exterior, ou a colónia não tenha enxameado, caso contrário nem que coloque os quadros a “fazer o pino”...
VER: O PICO DE PRODUÇÃO DO ROSMANINHO(05/01/2009).

7 comentários:

Mário disse...

Fica o registo guardado na minha memoria, vou experimentar como o amigo Pifano fez na ilustração, parece ter um certo sentido, ainda bem que tenho poucas colmeias :)
abraço
Ferradela

João disse...

Bom blog, dos vários modelos prefiro o II, é aquele que normalmente recomendo aos apicultores.

Bom ano
João

Alien disse...

Olá João,
Não tenho a menor dúvida, apenas o evito porque são muitas voltas a "carregar com as alças".
Nunca fiz a experiência, mas a diferença de produção entre os 3 métodos não há-de ser muito diferente...

Um Bom 2009!!!

JPifano

Mel Fonte Nova disse...

pessoal o metodo nº2 teóricamente será mais correto para aumentar a produçao não é muito prático e acho que muito pouca gente o pratica.Por mim é bota alça em cima e toca a andar

Apisarte disse...

Usava o Método II e não me importava com o peso. O problema está na nossa capacidade física. Mas numa floração forte dá para nos impressionar. O deslocar de quadros nas alças para motivar as abelhas também resulta.
O único problema reside na deslocação da alça junto ao ninho. Convém uma boa observação para que não leve ovos ou larvas quando mudar de posição.

meldepias disse...

caros colegas apicultores sou da opinião da colocação de alças pelo metodo 3 pois estar a mudar alças de cima para baixo quando se coloca 3,4 ,5 ,6 meias alças na colmeias e se trabalha com muitas colmeias que trabalho se tem quantas abelhas vão morrer e deixão de produzir talvês mais do que o pesuizo de terem de atravessar as alças para lá colocarem o nectar opinião pessol no entanto consigo tirar bos produções de mel de rosmaninho

Curioso disse...

Boa noite.De Março a Abril venha o diabo e escolha mas prefiro o método III pois a parte física tb conta.

Carlos Teixeira