24 setembro, 2009

ADERAVIS - Feira Franca de AVIS 2009

5 comentários:

LUIS PALMA disse...

Boa noite.

Tenho em certa medida verificado alguns dos assuntos apresentados neste blog interessantíssimo e só tenho é de lhe dar os meus parabéns.
Sou apicultor e trabalho juntamente com o meu pai já alguns anos e temos também uma melaria licenciada com controlo veterinário somos a 3º melaria licenciada é a Melaria Flor Do Rosmaninho de Mértola.
Mas eu gostaria de fazer umas perguntas que são; como é que o senhor da colmeicentro faz a conservação das ceras puxadas para prevenir o ataque da traça?

Obrigada e os meus parabéns por o blog.
Luis Palma
Melaria Flor do Rosmaninho.

Alien disse...

Caro Luís Palma,
creio que já nos conhecemos, pois já fui algumas vezes jurí em concursos de mel em Mértola.

Quanto à sua questão, acho-a muito pertinente, mas não foi um dos assuntos que tratei com o Abílio aquando da referida visita à melaria.
De qualquer forma, no post, está o contacto da referida COLMEICENTRO e penso que o Abílio terá todo o prazer em lhe facultar essa informação.

Pessoalmente, mas não sei se serve no seu caso, uso um método que descrevo neste blog no dia 10 de Novembro de 2008: chamado "Conservação das Ceras e Alças", cujo link é:

http://montedomel.blogspot.com/2008/11/conservao-das-ceras-e-alas.html

e sei inclusivamente de muitos apicultores que o usam com sucesso...

Já vi outro caso, noutro apcultor profissional, em que as alças com a cera puxada eram fechadas em salas herméticamente fechadas, até com silicone nas frinchas das portas e janelas.
Depois de tudo bem isolado, subia-se ao "telhado" da sala, destapava-se um orifício que não tinha mais de 20cm de diâmetro e que dava para um cesto de rede (dentro da sala), aí colocava-se um frasco com um líquido (muito tóxico) que não conheço a composição, abria-se o frasco e selava-se de imediato a dita abertura no telhado da câmara.
Os gases livertados pelo dito liquído eram muito eficazes no combate à traça.
Não sei se dei grande ajuda, mas é a informação que possuo para conservação de grande número de alças.
Um abraço
JPifano

Mário disse...

Mais uma feira, mais um concurso, hehe, mestre Pífano permite-me esta pergunta "maléfica" lol o mel é provado para ser depois avaliado pelos júris, então é engolido como as pessoas ou pré digerido e regurgitado como as abelhas??
É que com tanto mel... hehe lol
Abraço
Ferradela

Alien disse...

Amigo Mário,

O Concurso de Mel só ocorrerá na Avis mellifera, lá para Dezembro, ficando desde já um convite para ti e para a Natália.
Na feira franca foi mesmo só exposição e vendas (poucas).
Mas deixas-te uma questão muito pertinente,..... :-)

JP

Mário disse...

Pois, bem queria eu aceitar o convite e permanecer no convívio, falarmos de abelhas pela noite dentro a tentar chegar a conclusão de quem veio primeiro ao mundo, se o ovo ou a abelha :)
Amigo Pífano, e eu não queria ficar pelo 2-0, primeiro vamos empatar, só depois um de nos criará o desempate lol.
Abraço
Ferradela