09 setembro, 2009

"Novos" Alimentadores para Nucléolos de Fecundação e Estágio de Rainhas

Ainda se lembram dos posts: "Nucléolos de Fecundação e Estágio de Abelhas Rainhas - 21/02/2009" e "Construção de um Nucléolo de Estágio/Fecundação de Rainhas - 24/02/2009" ?

Onde respectivamente se apresentavam e ensinavam a construir tais utensílios...

Na última visita ao Vicente Furtado, foi-me apresentado um novo tipo de Alimentador artificial para os ditos Nucléolos. Também reciclado de embalagens de iogurte, mas desta vez de iogurte líquido.
Justificou-o com a necessidade de ministrar xaropes líquidos às abelhas e por isso mais vantajoso.

Na pequena garrafa de plástico "reciclada" é feito um orifício perto da boca por onde vai sair o xarope liquefeito. Esse xarope cai para uma reentrância escavada numa base de madeira onde também se encaixa a garrafa invertida...

Quem quiser experimentar esta nova aplicação, basta retirar o bloco de madeira que antes servia para elevar o antigo alimentador (de alimento sólido) e colocar o novo alimentador tal como aqui se exemplifica:

E ainda há mais "invenções" úteis, vamos aguardar...

5 comentários:

Hugo Martins disse...

Boas tardes!

Realmente o Sr Vicente Furtado não para de nos surpreender com métodos expeditos para resolver mil e um pequenos problemas do dia a dia de um apicultor!

Um bem haja ao Sr Vicente Furtado que está sempre disponível para ajudar e partilhar os seus conhecimentos!

Abraços
Hugo

octávio disse...

Este Homem, Sr. Vicente Furtado, não pára de nos surpreender. Merece todo o nosso reconhecimento. Porém, algo mais fará sentido, para registo para a posteridade em prol da apicultura portuguesa. Mestre Pífano, que poderá ser feito por esta fonte de sabedoria empírica, para além da sua excelente divulgação, das constantes novidades, através deste blogue?

Porto/Octávio

Alien disse...

Caro Octávio,

O próprio Vicente Furtado no post: "CRIAÇÃO DE RAINHAS: Quadros Articulados para Nucléolo e Alça" de 30 de Agosto de 2009, lhe dá a resposta, face ao meu pedido para divulgar todas estas novidades:

“Se não divulgássemos as novidades e as descobertas que vamos fazendo, isto não teria graça nenhuma, a magia da apicultura é isso mesmo...”

Um abraço
JPifano

adelino ramos disse...

ó amigo Pifano será que Sr Vicente conhece o famoso (LEVANTA MORTOS)um destes dias tenho que dar a conhecer esse remédio que serve para qualquer maleita rsss até para a frustação deste ano apicola que foi uma desgraça.

até outro dia.
MEL FONTE NOVA

Alien disse...

Caro Adelino,
No fim de semana passada, enquanto jantava com o conhecido técnico espanhol A. Gomez Pajuelo, entre outros convidados, ele falou-me numa bebida com esse nome, creio que feita na Argentina, mas não entrei em mais pormenores...
Publique lá essa receita porque acho que todos estamos a precisar (além do ano apícola) :-)
Abraços
JPifano