04 outubro, 2009

"Nova" Visão das Abelhas, um comentário...

Não era suposto eu publicar “deste lado” qualquer que fosse o comentário feito por um visitante, a qualquer um dos posts/notícias aqui publicados. Até porque todos os comentários estão disponíveis para quem os quiser ler.
De qualquer forma, e face à resposta tão tocante dada por Valdir Oliveira, de S.Paulo – BRASIL, tal como pelo facto de tal assunto já se ter passado há tantos meses, resolvi publicá-lo “deste lado”...

No referido post, eu interrogo-me porque razão tanta gente no Brasil andava a fazer buscas na web sobre a “Visão das Abelhas”, e até perguntei:
“...só queria que alguém do Brasil me dissesse porque razão todo o mundo anda interessado na VISÃO DAS ABELHAS ??? Dá-me uma curiosidade enorme...”
(Ver: A Visão das Abelhas 22/12/2008)
http://montedomel.blogspot.com/2008/12/viso-das-abelhas.html

A Resposta dada por Valdir Oliveira há poucos dias atrás:

Os Olhos da abelha – Uma visão Incrível
Elas são muito interessantes de serem estudadas.
As abelhas são conhecidas como insetos. Na ciência elas são chamadas de artrópodes. Esta palavra é a junção de duas palavras da língua dos gregos antigos: arthros, que significa “articulado” e podos que signifca “patas”. Portanto, um dos significados de artrópodo é “pés com articulações”.
Embora as abelhas sejam muito conhecidas pelo mel que elas produzem, pouco se fala sobre o que a ciência tem aprendido delas.
Por exemplo, você sabiam que o olho da abelha é muito diferente do nosso?
Os cientistas descobriram que a visão das abelhas é muito mais complexa do que se pensava.
Veja só este exemplo.
A televisão mostra aproximadamente 30 imagens diferentes por segundo. Porque o olho humano não consegue distinguir mais do que isso, a impressão que você tem ao assistir televisão é que as coisas estão se movimentando. Mas cada imagem é como uma fotografia. Cada imagem da televisão pode ser considerada como um flash de luz.
O olho da abelha é um olho composto. Isto significa que ele é formado por aproximadamente 6.300 pequenos receptores de luz hexagonais, chamado de omatídeos.
Através desses pequenos receptores, as abelhas conseguem distinguir até 300 flashes de luz por segundo! Lembre-se que nós, seres humanos distinguimos aproximadamente 30 por segundo. Isto faz com que elas, mesmo voando rapidamente, consigam distinguir cores e formas, como flores, árvores e pessoas.
Toda a informação recebida pelos olhos de uma abelha, é enviada para um pequeno cérebro com cerca de 1 milhão de neurônios, aproximadamente 0,01% do número de neurônios do nosso cérebro (0,01% é igual a um décimo de um milésimo da quantidade de neurônios do cérebro humano).

Isto tudo é algo fascinante e também muito intrigante. Coisas complexas como olhos e cérebros não são produzidos por processos aleatóreos e espontâneos como a teoria da evolução propõe. Seria como dizer que computadores e câmeras digitais aparecem sem que hajam engenheiros para projetá-los e construí-los. Isto não faria nenhum sentido!
O que dizer dos olhos e do cérebro de uma abelha?
Da próxima vez que uma abelha passar voando perto de você, lembre-se de que ela foi inteirinha projetada para fazer coisas e achar coisas que as nossas máquinas e computadores mais sofisticados não conseguem fazer, usando uma visão e um cérebro que a verdadeira Ciência sabe que não teriam aparecido pelos processos da evolução, mas sim pelo design inteligente de um Criador.

Louvado seja nosso Senhor e Criador
Abraço a todos


Pb Valdir Oliveira
IPB Mogi das Cruzes-SP
Conheça nosso site de cursos On Line www.empreendedorvirtual.com.br

3 comentários:

Anónimo disse...

olá companheiro.
O souselalentejo entrou no teu blog e gostou do excelente trabalho de pesquiza e de conhecimento.
abraço amigo
Carlos Gil
http://souselalentejo.blogs.sapo.pt

Alien disse...

Olá Gil,
Muito obrigado pela tua visita, espero que "regresses" mais vezes que és sempre bem vindo.
...eu também sou um habitué do teu SouselAlentejo, que muito me grada!!!
Um Grande Abraço
JPifano

Mário disse...

Epah, mas isto está divinal, está bastante completo, enriquecido que baste, são olhos de invejar sobre uma visão perfeita daquilo que precisa ser visto.
Parabéns Mestre e um obrigado ao Valdir Oliveira.
Abraço
Ferradela