07 março, 2011

APIOCASIÃO e IV Seminário Apícola da Terra Quente Transmontana

Mais um fim-de-semana inesquecível para quem gosta de abelhas, mel e novidades apícolas. A APIOCASIÃO e o IV SEMINÁRIO APÍCOLA DA TERRA QUENTE TRANSMONTANA, organizados respectivamente pela MACMEL e pela Associação de Apicultores do Nordeste, reuniram no dia 26 de Fevereiro em Macedo de Cavaleiros mais de 300 visitantes oriundos de todo o país e estrangeiro.

A novidade do evento, APIOCASIÃO, residiu no facto dos apicultores poderem vender ou comprar materiais e equipamentos apícolas usados, com a vantagem dos preços baixos. A exposição decorreu na nave do Parque de Exposições de Macedo de Cavaleiros.

Alem dos stands expositores de material apícola, produtos regionais, artesanato e solidariedade, os visitantes puderam assistir à moldagem manual de cera pelo Sr. Pinto.

Um destaque especial para a participação de um expositor oriundo de Nimes – França, com uma colmeia que promete revolucionar a apicultura dita racional, com a Termo Colmeia da Apisystems.

Segundo o responsável, Jean Borel, o preço aparentemente elevado de cada unidade é largamente compensado pela durabilidade do artigo, como pelas inúmeras vantagens tecnológicas que passam pela monitorização das colmeias à distância através de GPS/GSM/GPRS, o sistema anti-roubo, e a inclusão de um micro-chip de recolha de dados, entre muitas outras vantagens.

O stand da Macmel, com a variedade e a qualidade a que já nos habituou, prova disso é a quantidade de visitantes que acorrem aos artigos disponibilizados por esta empresa. Claro que os conselhos técnicos e a simpatia dos responsáveis também ajudam muito à satisfação dos clientes. É cada vez mais notório o empenho da Macmel na organização de eventos apícolas que animam o sector de Norte a Sul do país.

Na imagem anterior, a reportagem da Localvisão de Bragança com o gerente Francisco Rogão.
Estiveram também presentes no local para reportagens a estação de televisão Porto Canal e ainda o jornal noticias do nordeste que tem um vídeo e a rádio local, Rádio Onda livre.

As crianças não foram esquecidas pela organização do evento, os insufláveis disponíveis no pavilhão do certame estiveram sempre animados pela pequenada, e já agora… também divertiram os pais e acompanhantes.

Junto à exposição, no auditório da Associação Comercial de Macedo de Cavaleiros, decorreu o seminário cujos temas e oradores, moderados pelo Dr. Perdiz Martins (Técnico da Associação de Apicultores do Nordeste) no período da manhã foram:

Prof.ª Sância Pires – ESA do Instituto Politécnico de Bragança, Resistência da Varroa aos acaricidas.

Dr. José Figueira - DGV - Trocas Intracomunitárias/ Circulação de Colónias no Espaço Comunitário.

Dr. Armada Nunes - DGV - Produtos Homologados para Tratamento da Varroose em Apicultura Biológica e Não Biológica.

E na parte da tarde foram:

Prof. Paulo Russo – Investigador e docente da UTAD, com o tema Flora Apícola.

Sr. Ruben Rogão – Macmel, que falou sobre a Importância da Renovação das Ceras na Saúde da Colmeia.

Dr. Joaquim Pifano – Aderavis, com o tema Sanidade Apícola – Varroose.

Eng.º Paulo Ventura – Técnico da Associação de Apicultores do Nordeste, que dissertou sobre o tema Pólen e Própolis.

Muito participado, o seminário foi encerrado ao fim do dia pelo Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Sr. Eng. Beraldino Pinto, pelo gerente da Macmel Sr. Francisco Rogão e pelo Presidente da Associação de Apicultores do Nordeste Sr. Domingos Carneiro.

À noite, nas instalações da Macmel e oferecido por esta entidade, o lanche multissabores, em que os dotes culinários e a amabilidade do Sr. Armindo transformaram num excelente arroz de cabidela e num reconfortante caldo verde, onde estiveram presentes cerca de 70 pessoas, das mais diversas partes do País.

A acompanhar a refeição principal, a alegria, boa disposição e os petiscos regionais trazidos pelos participantes de todo o país completaram a festa que já vai sendo hábito nas organizações da Macmel.

3 comentários:

Manuela Miguel disse...

Excelente reportagem, parabéns para o editor e para a Fotografa.
Obrigada

António Sérgio disse...

Que bonitas abelhas!























watch free online movies, facebook

Anónimo disse...

Lamentavelmente, por razões profissionais , não pude ir, pelo que tenho muita pena.Ao ver as fotografias, verifico que mais uma vez que a MACMEL está de parabéns.O seu dinamismo, presença,capacidade de organização e de mobilização são formidáveis, espelhando a dedicação inesgotável do Sr. Francisco Rogão (e da sua equipa), à frente desta empresa exemplar que muito tem dado à apicultura.
Os meus mais sinceros parabéns e felicitações esperando que se mantenha o seu dinamismo.
Um abraço.
Abelhasah.