29 março, 2011

MelToon - 61

8 comentários:

AnaPCarvalho disse...

Liguei agora o Pc, cansada e fartei-me de rir!

Obrigado Monte do Mel!

Manuela Miguel disse...

Mais uma vez parabens, esta fantástico

António Sérgio disse...

É impressão minha ou também tens as colmeias boas de abelhas, mas entrada de néctar e alças cheias pouco ou nada? Ainda não estamos em Abril e longe de ser tarde para uma boa colheita mas eu só vejo abelhas, criação e vontade de enxamear. Serei o único???

Bruno Furtado disse...

Boas,

Isto representa tal e qual o que se está a passar este ano com as minhas colmeias. Muitas abelhas, ninho e alças cheias de postura, alguns alvéolos reais e mel nada.
Parabéns mais uma vez pelo belo trabalho.

Bruno Furtado

António Sérgio disse...

Estas colmeias não produzem mel porque tem o Sol pelas costas, estão viradas a poente e isso não tá de acordo com as boas práticas apicolas!! :-)

Alien disse...

Olá a todos,

Não Sérgio, não é o meu caso, estou com as colmeias muito fortes mas não vou colocar alças, quero mesmo desdobrar tudo!!!

Agora a situação que tu e o Bruno referem não me é estranha. Creio que há dois ou três anos sucedeu algo semelhante.
O que a experiência me diz é que não há alças cheias de criação que não acabem por ficar cheias de mel durante a época.
Claro está, a não ser que algo corra mal, como alterações climáticas, enxameação excessiva ou qq coisa do género.
De qq forma não me recordo de nenhuma alça em que a criação não tenha sido substituida por mel, se não na 1ª cresta ao menos na 2ª...

abraços a todos,
Pifano

Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva disse...

Fantástico, Joaquim!!!! Bjinhos!!

Anónimo disse...

Muito bem apanhado!
É uma ironia apícola que bem pode corresponder à realidade humana!
No que respeita às minhas abelhas, este ano estão muito irregulares. Tanto tenho colmeias muita cheias e prestes a enxamear, mesmo com alças colocadas, como tenho outras com desenvolvimento normal para a época e ainda meia dúzia muito fracas, que não andam nem desandam, para substituir rainha.
Um abraço.
Abelhasah