14 março, 2011

Termocolmeia - Apisystems

Um novo conceito de colmeia, fabricada com materiais e design muito diferentes do que estamos habituados.

A Termocolmeia foi apresentada em Portugal no passado dia 26 de Fevereiro em Macedo de Cavaleiros, aquando do APIOCASIÃO. O evento contou com a presença de Jean Borel, um dos criadores e responsável pela promoção e venda deste equipamento.

Segundo o folheto de promoção da colmeia:

A termo colmeia apisystems é uma colmeia pastoral multifunções de nova geração destinada à produção de mel, geleia real, criação de rainhas , colheita de pólen e para a pesquisa. A Termo colmeia é reconhecida pela sua fácil utilização, pelo seu formato e também pelas suas 6 características principais que permitem um significativo aumento da produtividade e das condições de trabalho dos apicultores.

- Termo isolamento reforçado.
A Termo colmeia é constituída por um conjunto de elementos construídos a partir dum casco duplo e sem pontes térmicas e cheia de isolamento térmico, permitindo manter a temperatura interna da colmeia e de reduzir os efeitos térmicos dos Invernos e Verões rigorosos.

- Respiração e ventilação.
A termo colmeia está equipada com um dispositivo de ventilação que permite manter um microclima saudável e propicio ao desenvolvimento da criação com condições exteriores severas e em todas as utilizações ( produção , criação e transumância ). A ventilação nasce ao fundo da dupla parede equipado de orifícios de entrada de ar protegido por filtros anti formigas e insectos. A coluna de ar circula em toda a colmeia e escapa pelas aberturas do telhado.
Acabam assim as condensações e bolores.

- Formato multifuncional.
A termo colmeia multifunções é uma colmeia divisível concebida para a produção de mel , geleia real, criação , recolha de pólen e investigação .. proposta nas versões Langstroth e Dadant todas compatíveis entre elas.
A termo colmeia multifunções, está concebida para se transformar rapidamente em modo criação ( nucleo ou baby núcleo) graças ao seu dispositivo de separação ultra rápido que permite segmentar o interior das colmeias em 2 ou 4 partes.
De maneio muito ousado, esta colmeia foi concebida num espírito de eficácia para profissionais, amadores e novatos e para um uso sedentário ou nómada ( transumante).
Afim de melhorar funcionalidade e o formato, a termo colmeia está dotada de um sistema de centragem automático dos seus elementos, através de chanfras de passagem do levanta quadros entre os elementos e a cabeça dos quadros.
Os quadros são igualmente pré aramados ou aramados á antiga, graças a orifícios previstos para o efeito.
A termo colmeia é leve e pode ser utilizada pelos aparelhos de elevação correntes graças aos seus reforços previstos em cada uma das faces.
As termo colmeias estão dotadas com garganta para passagem de cintas de amarração a fim de facilitar a segurança no transporte.

- Identificação por Chip electrónico.
Todas as termo colmeias Apisystems estão identificadas com um micro chip electrónico inviolável e integrado na massa da colmeia.
Este chip contem diversas informações , uma das quais os dados do proprietário, permitindo a um ficheiro mundial de colmeias desaparecidas ou roubadas e de por em prática o sistema HACCP, IGP…
Este chip permite igualmente acelerar o sistema de seguir à distância e de gestão das colmeias proposto em opção pela Apisystems.
Acabam com a tentativa de roubo de colmeias.

- Evolutiva.
A termo colmeia Apisystems está preparada de série para receber em opção o módulo electrónico de A-HMS (Apisystems Hive Management Systems) permitindo integrar a rede mundial de vigilância apícola.

- Manutenção Fácil e Grande Duração.
A termo colmeia Apisystems é elaborada de um material conforme o código alimentar, que resiste aos choques e á perfuração dos raios ultravioletas, anti-estática, anti-bacteriana, e de manutenção fácil conferindo também uma duração de vida na ordem dos 25 anos. Todos os elementos podem ser lavados em água fria ou quente (140ºC) ou em lixívia (cloro) ou então com jacto de pressão.
Nenhuma pintura, nenhuma reparação e nenhuma ferramenta são necessários.

1 - Chanfro de Empilhamento e Equilíbrio
2 – Tampo Isolado e Ventilado

3 – Tábuas de voo coloridas, anti - deriva.
4 – Botão de Fecho Rápido
5 – Grelha Reguladora de Entrada Inverno/Verão
6 – Porta Basculante Ultra Rápida e Tábua de Voo
7 – Protecção para Chuva, Vento, Neve…

8 – Janela de Ventilação do Tampo
9 – Alça com Fachadas Intercambiáveis
10 – Orifício de Fecundação de Cores Diferentes
11 – Orifício de Manutenção Manual ou Automática

12 – Separador de Quadros para dois Núcleos
13 - Ventilador
14 – Quadros



15 – Abertura do Quadro para Colocar Lâmina de Cera
16 – Dispositivo para “trancar” o Quadro

18 – Encaixe Facilitado por Dispositivo de Centragem Automática.
19 – Sistema de Engate Rápido e Pegas de Inox

20 – Dispositivo de Leitura do Chip

21 – Local de Inserção do Chip

22 – Tampa do Alimentador
23 – Tampa de Acesso das Abelhas ao Alimentador
24 – Rampa com Saliências para Acesso das Abelhas

25 – Alimentadores Individuais para Núcleos
26 - Pega do Alimentador

27 – Armadilha Caça Pólen

28 – Nucléolos de Fecundação

29 – Estrados Sanitários
30 – Ventiladores
31 – Tampas de Acesso e Higienização dos Ventiladores

Saiba mais em: http://apisystems.wordpress.com/2011/03/04/termo-colmeia-uma-ferramenta-completa-e-polivalente/
ou em Termocolmeia na barra lateral de links...

5 comentários:

Abelha Preguiçosa disse...

Estou maravilhado!
Só é pena o preço que isso deve ter marcado...

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
É de facto uma grande inovação em relação ao que estamos habituados no nosso país. Vamos ver como vai evoluir. Recordo-me que há cerca de vinte e cinco anos surgiram umas colmeias de paredes isoladas com espuma de poliuretano, mas não tiveram grande saída.Também os quadros com a fundação dos alvéolos em plástico muito em uso nos EUA e em Inglaterra, por cá também nunca tiveram grande saída. Talvez seja uma questão de hábito e os apicultores são um bocadinho teimosos e conservadores. Por mim falo. E talvez seja esse o nosso problema.
Alguns encaixes e corrediças parecem-me dificeis de operar depois de algum uso, com o própolis e tudo isso.
No entanto, é sem dúvida uma grande alteração aos hábitos apícolas no nosso país.
Só há uma maneira de ver se vale a pena. É experimentar.
Abraços.
Abelhasah.

Abelha Preguiçosa disse...

Será que numa colmeia dessas as abelhas propolizam da mesma forma e com a mesma intensidade, comparando com uma colmeia com paredes de madeira?

Anónimo disse...

sim Colmeias Termo usado como uma colméia com paredes de madeira. Termocolmeia é mais resistente e de fácil manutenção

Anónimo disse...

Gostei da ideia desta colmeia e das inovações da mesma mas acho o preço muito elevado.
Penso que teria mais sentido um preço mais baixo e os ganhos da empresa que a cormecializa serem pela quantidade!
Assim muitos mais apicultores conseguiriam trocar aos poucos as suas colmeias por estas. A este preço parece-me algo quase impossivel pelo menos no nosso pais... os preços deveriam ter em conta os ordenados do pais, como não tem somos sempre prejudicados.