22 março, 2011

Selos Portugueses de Apicultura

Qual a relação entre o mel e os selos?

Além de ambos se poderem lamber, podemos talvez arranjar-lhe uma ligação muito mais proveitosa e de destaque: a Proposta aos CTT para uma emissão de Selos sobre o tema APICULTURA em PORTUGAL!

A ideia foi do amigo Hélder Lucas, que me enviou o seguinte mail:

“Além de gostar da apicultura também gosto bastante de filatelia. Junto todos os selos que posso , já há alguns anos tenho juntado selos de abelhas e apicultura de todo lado, e com a internet ficou mais fácil descobri-los.
Todos os anos durante o mês de Março, os CTT pedem propostas para futuras emissões, e eu costumo mandar a proposta da apicultura. Sempre recebo a resposta que “este ano não é possível…”. Em 2011 já a enviei, mas lembrei-me que o senhor poderia também enviar uma proposta. Também poderia, se assim o entender, fazer o repto a outros apicultores para ver se seria o ano de 2012 o ano em que finalmente teríamos a apicultura e as abelhas representadas nos selos dos correios.”


Parece ser esta a oportunidade ideal, a apicultura está na moda, toda a gente fala em desequilíbrios ambientais provocados pela escassez preocupante de polinizadores. Toda a gente é sensível ao problema do colapso de milhões de colónias de abelhas em todo o mundo e têm consciência do perigo que tal representa.

Senão veja-se: Einstein terá dito: “Se as abelhas desaparecerem, ao homem restarão apenas quatro anos de vida

Se colocarmos as palavras “Einstein e as Abelhas” no Google, surgem-nos 59.200 resultados em 0,17 segundos… Se substituirmos abelhas por “bees”, o número sobe para 9.530.000!!!

Haverá melhor oportunidade que esta?

Poderemos ver assim “imortalizada” a paixão e a actividade que nos une nos selos dos CTT, que decerto hão-de desafiar os séculos nos álbuns e exposições de milhares de coleccionadores.

Ficamos à espera dos vossos comentários, ideias e propostas para este assunto, no montedomel, na página http://www.facebook.com/home.php?sk=group_197436886956259 do facebook e em http://apicultura.forumeiros.com/t1426-selos-portugueses-de-apicultura#10915 no forumeiros.

Deixo já a minha proposta para o tema da emissão: Colmeias de Portugal, que representariam:

- Cortiços simples (em cortiça)
- Cortiços com corpela (com a protecção de palha)
- Cortiços quadrangulares (de madeira)
- Cortiços de Barro (típicos dos Açores)
- A colmeia Lusitana
- A colmeia Prática
- A colmeia Reversível
- A colmeia Mira ou Alemtejana
- outros que agora não me ocorrem…


Quantos mais aderirem à iniciativa, mais probabilidades ela terá de ser realizada!!!

7 comentários:

Osvaldo disse...

Boas
Quero desde já dizer que é uma bela ideia. Eu já colecciono selos há mais de 30 anos, uns mais activos outros nem tanto e ultimamente mais apagado. Que belo incentivo para voltar a remexer nos 4 arquivos que tenho com mais de 2000 selos. Outro tema que poderia ser também proposto seria da flora melífera de Portugal. Selos do tipo dos primeiros que tens neste tópico (flor + abelha).
Um abraço
Osvaldo Silva

Alien disse...

Olá Osvaldo,

Parece que vem a caminho mais uma das misteriosas coincidencias da apicultura, pois boa parte dos apicultores com quem falei também são filatelistas... onde eu tb me incluo.
Se alguém da área dos estudos humanos nos disser o porquê desta correlação eu agradeço...
Também me parece uma excelente ideia a flora melífera com as abelhas, até do ponto de vista ambiental.
Óptimo mesmo seria fazer corresponder a cada região um tipo de colmeia e a respectiva flora predominante, não me parece impossivel...

abraços
Pifano

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
É de facto uma excelente ideia. Em tempos idos fui mais "juntador de selos" que filatelista.
É espantoso que nos dias que correm, com tudo tão estereotipado, padronizado,amorfo, impessoal, esterilizado,etc. etc., ainda haja selos de correio.
Um abraço.
Abelhasah.

Anónimo disse...

Pois este teu blog é uma beleza! Parabéns e obrigado por mantê-lo ativo. Sou apicultor amador há alguns anos, e agora ingresso na meliponicultura. Esta página ajuda-me um bocado!
:-)

J.Cataclism
RS - Brasil

Anónimo disse...

Sugestão:
Sugiro que as propostas de selos que forem enviadas aos CTT, sejam acompanhadas de um ou dois frasquinhos de mel.
Seguramente que adoçará a proposta.
Um abraço.
Abelhasah.

AnaPCarvalho disse...

excelente ideia!
infelizmente hoje em dias quase ningúem escreve cartas e os ctt carimbam os envelopes, sai mais barato.....

José Leal disse...

Embora não seja apreciador de mel acho esta ideia aqui desenvolvida muito interessante ! já tive apicultores na família e percebo que há uma longa cadeia desde o pólen até aos pratos cozinhados, e que passa pelas abelhas, colmeias, .... e que merece maior divulgação. Poruqe não os nossos selos?
Como trabalho nos CTT fiz chegar este link e estas belas sugestões à Direcção de Filatelia há pouco. Pode ser que surja o enquadramento certo tratando-se de um tema tão interessante...quem sabe ...

Um abraço a todos os apicultores
José Leal