11 abril, 2011

MACMEL: Criação de Rainhas e Produção de Geleia Real

A Macmel vai levar a efeito mais uma iniciativa, no dia 30 de Abril de 2011, em Macedo de Cavaleiros, acção formativa, essencialmente prática, sobre Criação de Rainhas e Produção de Geleia Real.

Encontro na Macmel a partir das 9,00 horas.

Trabalhos de campo no apiário

Os apicultores serão divididos em grupos, partindo estes organizados das instalações da Macmel. 1º grupo – 09:15 h ; 2º grupo – 10:15 h; 3º grupo – 11:15 h; 4º grupo - 12:15 h.

Almoço livre
Recomeço dos trabalhos, a partir das instalações da Macmel: 5º grupo – 14:00 h; 6º grupo - 15:00 h; 7º grupo – 16,00 h.

Novo encontro na Macmel
: Para festejar o aniversário a partir das 17,00 horas.

Formação teórica: A MACMEL e a Cooperativa dos Produtores de Mel da Terra Quente, CRL, em conjunto vão levar a cabo a Formação teórica a partir das 17,30 horas, no Auditório Municipal em Macedo de Cavaleiros.

Trabalhos teóricos: (Versando temas da criação de rainhas, da genética e da varroa)

- 17:30 h: Produção de Polén e Propólis (Engº Paulo Ventura – COOP)

Período de esclarecimentos sobre a parte prática com a presença do Formador Francisco Rogão

- 18:30 h: A importância dos estrados sanitários (Dr. Perdiz Martins - COOP) - 19:00 h

- Melhoramento genético das abelhas, com selecção de rainhas (Prof.º Paulo Russo – UTAD) Debate

Fim dos trabalhos


Aprenda a criar as suas Rainhas e extrair a sua geleia real Dado o grande interesse que a iniciativa teve o ano passado e sendo neste momento um problema que põem em causa a própria continuidade de algumas explorações (perdas elevadas de efectivo).
A criação de rainhas adquire especial importância para qualquer apicultor pois é inviável a compra de enxames todos os anos para reposição de efectivos.
Estando a MACMEL também sensibilizada para um problema que afecta quase todos os apicultores vamos levar a cabo no dia 30 de Abril de 2011 uma acção de formação.

A formação será a custo zero e não há limite de inscrições para os interessados. A demonstração vai consistir no seguinte:

1º Cada um vai fazer um enxerto de larva com o Picking e colocar na cúpula.
2º Vamos fechar uma rainha no cupularve
3º Cada um vai tirar uma cúpula com larva do cupularve e colocar no porta cúpulas e em seguida colocamos o porta cúpulas na colmeia que as vai desenvolver
4º cada um vai colocar uma realeira (que já estarão preparadas) num baby núcleo (estarão 24 baby núcleos e núcleos preparados com um pequeno pacote de abelhas cada).
5º Vamos fazer uma rainha com troca de linha para todos poderem ver como se faz na prática. ( Fazer um desdobramento ) Na prática cada um vai poder fazer o processo todo de criação de rainhas uma vez que vamos ter o processo nas várias fazes de desenvolvimento.
E no seu seguimento caso algum apicultor esteja interessado pode também extrair geleia real na prática e tirar algumas dúvidas de como se extrai Quem se quiser inscrever pode faze-lo em geral@macmel.net

2 comentários:

JP disse...

não está prevista uma segunda edição desta formação?

Alien disse...

Olá JP

Suponho que a Macmel todos os anos faz uma formação deste género, tendo já feito a deste ano, mas é uma questão de contactar a entidade.

Cumprimentos
Joaquim Pifano