01 abril, 2011

Varroa colossallis, a hora da verdade…

Há muito que se especulava sobre a sua existência.

Anos e anos de investigação controversa, longe dos olhares mundanos, permitiram finalmente trazer à luz do dia o que poderá colocar a apicultura racional em risco: o ácaro Varroa colossallis. Maiores que um agrafo e mais pequenos que uma vaca, semeiam o terror nos apiários.

Em tudo semelhante ao varroa comum, com a diferença deste medir mais de 20 cm e não atacar as abelhas, mas sim os apicultores…
Pensa-se que a utilização abusiva de acaricidas, combinada com as propriedades mutagénicas da bosta de ruminante utilizada nos fumigadores, tenha resultado no que há muito se temia: o varroa gigante.

Segundo Jeremias Opérculo (nome ficcionado para não levantar ondas de histeria) apicultor de renome, os ataques obedecem a um padrão definido:

Logo às primeiras baforadas do fumigador…” parece ser este o estímulo que provoca o ataque de tais enormidades, “começamos por ouvir ao longe uma melodia, lembra uma gaita-de-foles, scotland the brave, ou qualquer coisa do género…”

Outras vítimas referem este denominador comum que antecede o mise en scène da praga: um ruído distante que lembra o conhecido hino escocês, executado em marcha binária de 4/4 (allegro sustenido) para gaita de foles e alicate levanta-quadros.
Surgem em fila indiana, rasteirinhos e com aquele ar ameaçador de “quem nos quer dizer qualquer coisa mas não sabe bem por onde começar…”

Óh Opérculo, salvo seja, scotland the brave? Assim? No apiário e sem gaitas à vista?

Isso mesmo, a primeira vez pareceu-me uma fila de cágados a marchar por entre a vegetação..."

Ao abeirarem-se de nós, de imediato e sem se saber de onde ou porquê, sente-se uma pancada na nuca, seguida da perda temporária de sentidos, queda aparatosa entre as colmeias e um cochichar suave que nos vai dando a volta ao miolo…

Horas depois, quando os apicultores acordam e já sem ácaros à vista, sentem uma tremenda vontade de ingerir pepinos silvestres e esganar a Angela Merkel.

Façamos uma pausa para recuperar o fôlego.

Boa parte do mistério reside precisamente neste ponto. Porque carga d’água pessoas idóneas que ganham a vida honestamente, poderão ser acometidos da vil necessidade de… ingerir pepinos silvestres? Fora o aspecto testicular e peludo dos frutos, ainda ejectam as sementes com tal violência que lembram uma descarga de metralha.

Pouco mais se sabe dos efeitos e virtudes do Varroa colossallis, isto é, saber até sabem, mas arrancar seja o que for a um apicultor para além da enésima versão de como capturaram o primeiro enxame é esforço inglório…

Pelo mesmo preço também me falaram em abelharucos de aspecto mestiço, pronúncia francesa e com um fraquinho especial por “abelhas” italianas… obviamente que não dei muito crédito, mas vou estar atento…

Participaram nesta reportagem: eu, o Jeremias Opérculo, Merops "Sarkozy" apiaster, a Angela Merkel, uma vaca, sete varroas e um agrafo.

11 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Ri à gargalhada.Está de morte.
E o discurso esqizo-paranóide, superando largamente os Monty Python, é do melhor.
Deve ter dado um trabalhão.
Um abraço.
Abelhasah.

Anónimo disse...

E os pepinos.
Faltou referir, no elenco, os pepinos silvestres.
Abelhasah.

adelino ramos disse...

amigo Pifano só você mesmo para ter estas idéias heeeee , pelo menos sempre se rimos para desanuviar a crise .
até outro dia.
MELFONTENOVA

adelino ramos disse...

amigo Pifano só voê mesmo pra me fazer a esta hora heeeee .,pelo menos serve pra desanuviar a crise

AnaPCarvalho disse...

Grande Varroa! é mesmo um caranguejo!
è bom com uma cervejinha gelada!
A companhia também é boa! O apicultor esta muito colaborante assim como o resto da bicharada.Mas parece-me que o ganso não gosta de Varroa colossallis!
Lindo!

Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva disse...

ÓÓÓhhh Joaquim!! Isto é por ser 1 de Abril????

Bjinhos!!

Abelha Preguiçosa disse...

Eu nem sequer dessas varroas gosto, quanto mais das outras!!!!!

Anónimo disse...

Boas
Não me digas que foste já à noite à pressa tirar as fotos dessa notícia de última hora.
Essa varroa colossallis deve ter vindo de uma nave extra-terrestre e deixada no nosso planeta por um Alien.
Um abraço
Osvaldo

Alien disse...

Olá a todos,

Já há uma série de semanas que andava com ideias para o dia 1 de Abril, uma delas devia ser gira: andei um dia inteiro a rir-me. Curiosamente varreu-se-me tudo, foi uma semana extenuante. Felizmente desenrascamos isto na Quarta Feira à noite...

De qq forma saibam que os "varroas gigantes" estavam (estão)guardados para um fim muito mais nobre, oxalá que consiga fazer isso.

Abraços, Bjos
Pifano

Manuela Miguel disse...

Ola Quim e Luisa
Ainda me estou a rir, está demais, de quem tive mais pena foi do cão, com a varroa na cabeça ... não se safa, esperto é o pato, deu ao selaide enquanto pode...

Bjs e parabens aos dois

António Sérgio disse...

Nem o Torresmo escapou, coitado!!!