29 abril, 2011

Meliponicultura BRASIL: A Abelha Limão

Fotos enviadas pelo amigo José Carlos Wegrzinoski - Meliponário "Abelhas do Sul" sobre a Abelha Limão ou Abelha Iratim, assunto sobre o qual o autor se encontra a desenvolver um trabalho.

Uma das curiosidades principais deste meliponídeo é o facto de tal abelha "ser detestada pelos meliponicultores", pois vive da pilhagem e do roubo de outras abelhas como as Trigonas e as Meliponas.
Em tempo de se multiplicar invade outra colónia onde se instala e faz a nova morada. Durante o ataque às adversárias esta abelha solta um cheiro semelhante ao da folha do limoeiro, daí o nome apropriado...

6 comentários:

Meliponário do Sertão disse...

Prezado Pífano,

Essa a abelha que vem gerando uma grande discussão entre meliponicultores sobre a sua preservação, seu mel é tóxico e sua função na natureza é de controle populacional de outras espécies, mas com o crescimento desordenado das cidades e o desmatamento, até mesmo essas abelhas estão literalmente sumindo.

Mesmo não gostando delas devido ao seu comportamento pouco ordeiro, tenho um grande respeito, essas abelhas possuem um sistema sofisticado de ataque, muito sicronizado e eficiente.

att,

Kalhil Pereira
Mossoró-RN
Brasil
www.meliponariodosertao.com

Alien disse...

Olá Kalhil,

Mais uma vez muito obrigado pela sua pronta colaboração no esclarecimento de assuntos que tão bem domina.

De facto a Natureza é pródiga em exemplos que por vezes nos chocam e para os quais não encontramos uma justificação óbvia, mas que são muito importantes para o equilíbrio ambiental.

Não sei se algum dia alguma espécie poderá ou terá vontade de dizer o mesmo do ser humano...

Um forte abraço
Joaquim Pifano

Osvaldo disse...

Amigo Pifano
Pegando na tua última frase, vontade não lhes deve faltar, ainda bem (ou mal) é que não podem senão já tínhamos sido varridos daqui…
Todos esses animais lutam e fazem o que fazem apenas para sobreviver, e para a continuidade da sua espécie, ao contrário de nós, que lutamos, matamos e extinguimos espécies por questões tão banais que não são para a nossa sobrevivência nem para a continuidade da nossa espécie, antes pelo contrário.
Um abraço.

JOSE CARLOS JATAI disse...

Ola Joaquim Pifano.

Sobre a abelha limão: em breve postarei aqui algumas conclusão da minha pesquisa sobre elas.

Abraço a todos



José Carlos W.
Meliponario Abelhas do Sul
Saltinho do Canivete Mafra SC
CADASTRO IBAMA N/ 4883692
Criadouro de abelha sem ferrão desde 1989

VISITE
www.abelhasdomato.webnode.com.pt/

www.meliponarioabelhasdosul.webnode.com/

Alien disse...

Viva José Carlos

Há quanto tempo!!!
Ficamos a aguardar as novidades

um abraço
Joaquim Pifano

Alien disse...

Viva José Carlos

meu mail é montedomel@gmail.com

abraços