02 julho, 2010

TERRA CHÃ - Centro de Interpretação da Abelha

No dia 3 de Julho, pelas 14 h 30 m, a Cooperativa “Terra Chã” apresenta o Centro de Interpretação da Abelha e da Biodiversidade/Central Meleira (CIAB).
O projecto pretende conciliar a construção de uma central meleira para os apicultores cooperantes e para a região e um conceito de centro de interpretação centrado no papel da abelha na conservação da biodiversidade, como estratégia para a sensibilização do público para os valores de conservação da natureza.
Assim, integra-se a componente de produção de mel e de produtos da colmeia com actividades de educação ambiental e de turismo de natureza. Para além da construção da central meleira e do centro de interpretação, estão previstos percursos pedestres para o conhecimento das plantas melíferas, visitas a apiários de colmeias e de cortiços, bem como a possibilidade dos visitantes puderem ser apicultores por um dia …

O projecto foi “cotado” na Bolsa de Valores Sociais (www.bvs.org.pt). Esta bolsa divulga projectos de empreendedorismo e de educação junto de possíveis financiadores, quer individuais, quer empresas.
O dia 3 de Julho constitui, assim um momento significativo para o projecto. A apresentação pública terá o seguinte programa:

14 h 30 m:
- A bolsa de valores sociais e o CIAB – Dr. Celso Grecco
- Conceito e conteúdos do CIAB: Dr. Carlos Neves e Dra. Sandra Santos (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria)
- Gestão, marketing e inovação para o sucesso do CIAB - Dra. Elisabete Cardoso (FE UNL)
- Biodiversidade: a experiência prática da Altri Florestal – Eng. Henk Feith (ALTRI)
- Unidades de extracção e processamento de mel – Eng. Paulo Varela (Montemormel- Associação de Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo)

16 h – Acto de lançamento do CIAB

16 h 30 m – Prova de méis

Sem comentários: