Não pude ficar indiferente ao mail enviado por um apicultor, onde relata a experiência por que passou no dia em que foi à escola da filha falar na vida das abelhas.
Todos os dias se fala em cidadania e no dever de cada um em melhorar as condições da vida em sociedade e por isso dos que nos rodeiam. No entanto, a conjuntura actual não se compadece com estas iniciativas pouco lucrativas: é necessário dispor de tempo, gastos com deslocações, materiais, etc, para poder animar uma aula e partilhar o seu saber e experiência.
Recordo a minha infância onde raros eram os meses em que não iam à escola artesãos, profissionais e detentores de outras artes, para partilharem o saber com as crianças. Toda a sociedade beneficiava com isso. Actualmente e com o aconselhamento violento à dita competitividade, toda e qualquer actividade ou iniciativa do género (perda de tempo?) requer ponderação.
Chegamos a cúmulo em que as crianças à saída da maternidade já trazem o número de contribuinte. Lá chegará o dia em que o teste de gravidez trará anexo um livro de recibos verdes…
Mas já estou a divagar, atentemos pois ao facto de ainda haver quem de uma forma altruísta e abnegada disponha do seu tempo para incutir nos mais novos o gosto por uma vida saudável e por uma actividade não só sustentável como também “sustentadora” de outras…
Que este relato sirva de exemplo a tantos “pais – apicultores” que poderão dar uma forte ajuda na divulgação da apicultura.
Quero começar por agradecer à professora da minha filha o convite para ir à escola falar da apicultura e das abelhas à crianças que lá andam.
Penso que o título "Aula apícola num jardim de infância", não seja o mais apropriado, pois faltava lá um professor. A pessoa que se propôs a falar de apicultura (eu) mal sabe para si, quanto mais para explicar a crianças e respectivas professoras e funcionárias o fantástico mundo das abelhas. Mesmo assim às 9.30H do dia 3/2/2011 lá estava eu a preparar o material para a dita aula.
Não foi fácil para mim falar das abelhas às crianças. Não era culpa da matéria a ser exposta, mas sim como iria ser exposta. Era obvio que iria falar de coisas simples, mas... como haveria de as dizer de modo a que as crianças entendessem? Para quem está ligado à apicultura sabe do que se está a falar quando por exemplo se fala de favo ou opérculo, mestra ou zangão. Mas as crianças não sabem estas coisas (nem alguns dos adultos que assistiram). Uma professora perguntou como as abelhas transportam o pólen para a colmeia? É obvio que é nas patas, falando de uma forma muito simplificada! É óbvio... para quem sabe!
Outro problema que senti foi dar um fio condutor à aula. Não queria andar a saltar de assunto em assunto. Queria falar das coisas de forma encadeada. Queria, mas não consegui. Umas vezes porque tentava simplificar as coisas e depois perdia o raciocínio, outras vezes porque surgiam perguntas que não estavam directamente relacionadas com o que estava a falar nesse momento e depois da resposta ... uups onde é que eu estava???
Apesar destes contratempos, gostei daquela hora que estive com as crianças. Apesar de fazerem poucas perguntas, essas surgiam mais por parte das professoras, tentavam sempre responder as perguntas que eu lhes fazia. E algumas vezes com sucesso. Eram muito curiosos e atentos quando eu lhes mostrava o resultado do trabalho das abelhas. Pólen num quadro e enfrascado, mel operculado e enfrascado, cera laminada e puxada e ainda alguns utensílios que utilizo no maneio apícola.
O melhor momento foi quando deixei os miúdos utilizarem o levanta quadros e eles próprios tirarem um quadros do ninho como se de verdadeiros apicultores se tratassem. Foi a verdadeira "loucura" para a maioria.
Para finalizar vieram os agradecimentos pelo tempo passado com as crianças e pelas explicações sobre as abelhas e o mel.
Eu é que agradeço a oportunidade que me foi dada para falar de um assunto que gosto e de tentar criar o bichinho das abelhas nesta geração que está crescer.
Obrigado também ao Joaquim Pifano a oportunidade de divulgar seu e nosso blog esta iniciativa.
Luís Vale
13 fevereiro, 2011
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6 comentários:
Muito bem, excelente iniciativa, grande acto de cidadania. Acho estas iniciativas muito interessantes e carregadas de pedagogia. Seria no meu ponto de vista interessante duplicar estas iniciativas e se possivel espandilas a outras areas. Tais como o processo envolvente no fabrico do pao. Pedro Daniel Costa
Muito bem, excelente iniciativa, grande acto de cidadania. Acho estas iniciativas muito interessantes e carregadas de pedagogia dado que as crianças bem como os adultos nao fazem ideia das diversas etapas do ciclo do mel. Seria no meu ponto de vista interessante duplicar estas iniciativas e se possivel espandilas a outras areas. Tais como o processo envolvente no fabrico do pao. Pedro Daniel Costa
Os meus parabéns pela iniciativa!
Já me fizeram o mesmo convite e tenho vindo a recusar por não saber bem o que dizer aos miúdos sobre as abelhas, e ainda menos como dizer.
Estava a pensar faze-lo este ano e tinha até já preparada uma "colmeia" de observação de apenas um quadro.
Mas já tirei aqui mais algumas ideias em que não tinha pensado. Obrigado!
Ricardo
amigo Pifano precisamos de mais acções destas de divulgação da apicultura nas nossas escolas ,mas os professores ainda não estão muito pra aí virados só quando for grande moda e noticia nos telejornais .Por acaso eu , a convite da professora do meu filho (3ºano) que agora já está no 5ºano tambem fiz uma acção de divulgação da apicultura na escola e o prazer que meu deu foi incrivel ,sentir aquele brilhozinho nos olhos dos alunos de querem saber mais.
já se passaram dois anos ,embora tenha deixado em aberto a hipótese de voltar sempre que assim quisessem mas ,até hoje mais nada. Ao sr. Luis Vale parabens pela iniciativa se poder continue a divulgação da apicultura se possivel nas escolas EB da sua zona
Muitos parabéns pela iniciativa.
É muito importante realizar este tipo de iniciativas nas escolas.
Eu sou professor e valorizo cada vez mais este tipo de actividades, o que por vezes não é fácil de serem exequíveis. A dificuldade que muitos têm em expor os assuntos às crianças, é normal, pois não estudaram as pedagogias necessárias, mas se a aula for devidamente planeada com o(a) professor(a) da turma tudo se torna mais simples. O importante é mostrar para as crianças a verdadeira origem das coisas.
Acreditem que antigamente tudo era mais simples, o professor explicava as matérias e nós nas nossas vivências diárias consolidávamos essas matérias, pois essas artes existiam nas nossas localidades e convivia-se com elas constantemente.
Hoje o professor pergunta aos alunos: “De onde vem o leite, o pão, os ovos, a lã, o peixe, … ?” e obtêm-se respostas o mais absurdas possíveis.
A apicultura tem uma vertente pedagógica enorme, não só para as crianças como para os adultos. Todos os aspectos relacionados com a família, organização familiar, cidadania, sociedade organizada, …, são temas que podem ser explorados e puderam servir para melhorar a sociedade.
Mais uma vez muitos parabéns, as crianças agradecem.
Bruno Furtado
Excelente iniciativa. A escola deve subir à realidade dos diversos saberes e fazeres. Assim se educa de forma motivante e completa.
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