23 fevereiro, 2011

Calendário de Floração - Caderno de Apiário

Depois de alguns mails trocados com apicultores e dos comentários do post: Caderno de Apiário, construiu-se este modelo de Calendário de Floração que pode ser usado por todos.
Na tabela acima, optei por dividir o tempo em semanas, pois normalmente falamos no início de determinada floração "a partir do início de...", ou da 1ª, ou da 2ª semana de determinado mês. De qualquer forma, esta divisão é sempre discutível...
Utilizei no primeiro grupo uma gradação de cinzentos, no segundo uma gradação de outra cor e no último gradações de cores diferentes.
Pessoalmente prefiro a gradação de cinzentos, saem bem em qualquer impressora...

A novidade advém precisamente da gradação de cores, às quais se pode associar uma determinada "probabilidade" ou "frequência de datas de floração" (mais ou menos empírica).
Ou seja, nós sabemos que ao longo de determinada região, ao longo do país e até na mesma região, determinada espécie vegetal sofre oscilações de dias e até semanas na data de floração. Há anos em que floresce mais cedo e outros mais tarde, dependendo da temperatura, foto-período, regime de chuvas etc.
Com a gradação de cores, ou "probabilidade estatística de floração", sabemos que em determinado período é provável que determinada espécie vá florir (período com cores mais claras). Já no período assinalado com as cores mais "carregadas" há mais certeza que essa mesma espécie se encontre em floração...

Não é complicado preencher este tipo de tabela:
Se houver feed back e me enviarem calendários de floração de cada região, vários até de cada região, eu sobreponho-os na tabela e consoante os períodos de desfasamento ou de coincidência das datas, assim obtemos faixas mais claras ou mais escuras e consequentemente maior ou menor probabilidade de floração em determinado período...

Claro que este "esquema" é mais funcional quando se acompanham e anotam as datas de início e de fim de determinada floração, na mesma região e ao longo dos anos.

Tabela ou Calendário de Floração mais usual, que peca por ser pouco dinâmica, todos os períodos nos aparecem da mesma cor e por isso com igual probabilidade de floração, o que não é verdade.

Tabela em branco, para quem a quiser preencher e enviar-me, para que possamos construir um Calendário de Floração bastante rico em espécies (nectaríferas, poliníferas, nectaríferas + poliníferas e até resiníferas).
Esta tabela irá ser colocada no Caderno de Apiário, logo que este seja actualizado com as propostas que me chegaram.

4 comentários:

Malijo disse...

muito útil :)
conte com o meu contributo mas só la para o fim do verão pois vou ver as datas das florações para preencher.

cump

malijo

Alien disse...

Obrigado Malijo,

Fico a contar com a sua participação.

Um abraço
Pifano

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
Está óptimo. Vou completar o meu registo e enviá-lo-ei dentro de dois ou três meses, porque assim consigo abranger dois anos. Vou também prestar mais atenção às datas de floração das espécies detectadas na análise polínica do meu mel.
Um abraço.
Abelhasah.

Osvaldo disse...

Boas amigo Pifano e seguidores atentos deste Blog
Gosto mais da opção de cores diferentes pois não é necessário estar sempre a seguir a linha para saber a que espécie corresponde a gradação. Ou pelo menos utilizar 2 cores alternadas.
Penso que seria interessante começarem a enviar já o que têm para que se faça já um calendário e depois este ser actualizado posteriormente, pois penso que muitos apicultores sabem quando é que aparece e acaba a floração das espécies mais importantes. Acho que assim conseguia-se fazer já alguma coisa e não cair no esquecimento, depois se houvesse mais dados a acrescentar melhor pois tornava este calendário mais fiável.
Achava interessante também colocar a indicação de pelo menos a zona do País (Norte, Centro e Sul) ou o distrito (seria mais complicado) onde essa espécie abunda.
Outra coisa que poderias fazer era enviar o mail para todas as Associações de Apicultores, para que pudesses ter mais dados e distribuídos por todo o País.
Com a ajuda de todos conseguem-se “coisas bonitas” e úteis.
Um abraço