17 fevereiro, 2011

Vimioso: Empresário investe 300 mil euros para criar fileira de produção de mel

Um jovem empresário do concelho de Vimioso ligado ao sector apícola vai investir cerca de 300 mil euros na construção de uma unidade transformadora que englobará toda a fileira da produção de mel, com vista a conquistar os mercados internacionais.

O projecto foi idealizado há cerca de uma década, começando a ganhar forma na zona industrial de Vimioso, para se tornar numa unidade transformadora de “referência” em toda Região Norte, dentro do “exigente” sector apícola de produção em modo biológico.
O mentor do projecto, Jorge Fernandes, disse que com este projecto pretende-se ir além do que é tradicional, a mera produção do mel, e explorar toda a fileira da apicultura, sem excepção.
“Pretendemos que toda a produção saia da empresa já embalada e rotulada, obedecendo sempre a rigorosos controlos de higiene e qualidade, para que as mais-valias económicas fiquem na região,” frisou o empresário.
A unidade transformadora, que resulta de uma candidatura a fundos do PRODER financiada em 45 por cento do investimento global, abarcará uma série de valências ligadas à produção de mel, ceras, pólen, geleia real, própolis (uma resina extraída de certos vegetais pelas abelhas para manter sua higiene e bom estado sanitário).
A comercialização de enxames e rainhas é outra das fórmulas encontradas para rentabilizar o negócio.

http://www.rba.pt/noticias.php?id=1946

3 comentários:

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
Numa área em que não há investimento, ou apenas se faz de forma limitada é um investimento de vulto, para o qual é preciso coragem.
É uma área sensível em que é necessário ter em conta múltiplos factores, alguns de difícil controlo.O marketing vai ser essencial para criar uma imagem de marca.
Os meus sinceros votos de sucesso.
Abelhasah.

Francisco Rogão disse...

Trás os montes no seu melhor
É gente desta que todo o interior necessita. Normalmente os jovens a primeira coisa que fazem é ir para o estrangeiro ou para o litoral dizendo que aqui nada há para fazer (aqui está a prova do contrário).

Por isso gente do interior se ninguém faz nada por nós vamos nós fazer alguma coisa por todos.

Força Jorge este exemplo que sirva para que mais colegas nosso ganhem coragem e também acreditem como nós acreditamos.

Abraço

Francisco Rogão

Malijo disse...

As maiores felicidades para o empresário espero que tudo lhe corra bem :)