25 junho, 2009

O melhor apiário do mundo...

P'lo título parece mais uma daquelas “estórias” de apicultores idosos, mas esta é mesmo verdade.
O apiário ideal, entre muitas coisas, devia ter rodas...
Sempre que nos referimos às regras de instalação de um apiário, e as definimos, percebemos que uma boa localização para o Inverno/Primavera, nunca ou dificilmente será uma boa localização para o Verão.
Se na estação fria as abelhas precisam de um local soalheiro, no Verão decerto apreciarão a sombra e a proximidade de água. Inclusivamente, até do ponto de vista económico as colmeias ficarão mais produtivas, uma vez que as abelhas que seriam necessárias para baixar a temperatura, podem ser mobilizadas para outras tarefas.
Até aqui nada de novo, resta encontrar um local com tais características. Nem que seja para fazer transumância por... transumância, melhores condições terão reflexos na sanidade apícola, mas se lhe pudermos adicionar uma nova florada: melhor ainda.

Quando faço os assentamentos de Verão, procuro sempre boas sombras e proximidade de água (junto ao Girassol) para deixar as colmeias. Já devo ter escrito isto umas dúzias de vezes, mas reparem como eu ao dizer “boas sombras” oculto uma das minhas maiores ignorâncias: qual a dinâmica da sombra de uma árvore sob a sua copa???

O movimento do Sol (eu sei que é a Terra que se move) faz com que a sombra também gire, mas sempre de uma forma tão sinuosa que nunca lhe adivinho o percurso. Isso faz com que as colmeias que imaginamos à sombra passem umas boas horas sob o Sol directo, às vezes nas piores horas.

Que inveja daqueles pastores que sabem exactamente em que local a sombra de determinada árvore se encontra de hora a hora. Pudera, eles passam horas aí sentados...
Antes resolvia o problema com várias visitas ao futuro apiário, a várias horas do dia, marcações com paus e pedras, e só então me decidia a levar as colmeias. Com o passar dos anos, refinei o método e comecei a fazer os apiários de Verão no centro de bosquetes de várias árvores... O que resultava muito melhor.
Nestas circunstâncias, por mais que a sombra se movesse, as colmeias estavam sempre protegidas do Sol.

Este ano implementei uma novidade. Ou melhor, encalhei com ela acidentalmente.
Encontrava-me a circundar um imenso campo de girassol, o circuito quase completo e nem uma árvorezinha onde deixar as colmeias.
Foi quando se me deparou um pequeno bosque, em forma de meia Lua, que entrava pelo girassol. O bosque tinha tal densidade de Freixos e Silvas (balsas), que me era impossível entrar. Foi à custa da roçadora que consegui “esculpir” o novo assentamento para as colmeias.
Digo “esculpir” porque o resultado final foi um autêntico salão verde para as abelhas, aberto na vegetação. Penso que até da chuva elas estarão protegidas. Tive inclusivamente que podar uma ou duas árvores e silvas para abrir portas e janelas de acesso ao girassol.
Não creio que venham a ter calor nesse local, e quanto ao Sol directo nem vale a pena preocupar-me com isso.

Os 30 hectares girassol, nesse local, são regados através de um curioso sistema de aspersores montados permanentemente.

Melhor ainda,
Do outro lado da estrada, mais dois pivots, cada um com 35 ha de girassol em diferentes fases vegetativas. O que permite às abelhas um acesso muito fácil às três folhas, uma vez que o percurso não é muito superior a um quilómetro.
A principio ponderei bastante sobre o facto de as abelhas terem de cruzar uma estrada para aceder ao restante girassol. Quando tal acontece são muitas as que morrem à passagem dos carros. No entanto, até para esse problema o local tinha solução: a estrada é ladeada por duas fileiras de Oliveiras que obrigam as abelhas a ganhar altura (muito sobre os carros) para poderem atravessar.
Lateralmente aos campos de girassol: duas soberbas albufeiras, uma de cada lado da estrada.

De facto parece ser mesmo o “melhor apiário de Verão” que alguma vez tive, resta agora ver as produções no final.
Espero não concluir daqui a uns meses que de facto a sombra e a água são determinantes, como já se sabia, mas a ventilação do local também tem o que se lhe diga...

3 comentários:

Mário disse...

Porreiro Mestre, pela síntese parece mesmo tudo no local e favoravelmente posicionado, falta mesmo saber só os resultados, aos quais a minha aposta é positiva, o quinto elemento (abelha) está no paraíso.

Abraço
Ferradela

Anónimo disse...

muitos parabens pelo blogue. Ha muito que procurava uma coisa assim. se me puder ajudar tenho uma duvida em relaçao au girasol, estou a pensar em colocar umas colmeias junto a um campo de girasol, mas as pessoas que conhesso disem me que nao é boa ideia por que contao me os que la culocarao, que as abelhas quando saem de la vem mto "cansadas" e que qcqbao por morrer dpois muitas no inverno, para alem de me falarem tbem nos pesticidas que la utilisao. ha e que o mel é demasiado viscoso e por isso dificil de retirar dos quadros. o que me aconselha???
abraço
Gilberto

Alien disse...

Caro Gilberto,

O "meu problema" este ano é não encontrar Girassol para colocar as colmeias durante o Verão. Para mim é uma das florações mais produtivas e importantes durante o ano. Quase não tenho críticas a fazer a tal produção, só lhe vejo vantagens.
De qualquer forma e se tiver alguma duvida sobre o assunto contacte-me em montedomel@gmail.com
e terei todo o gosto em ajudá-lo.

Um abraço
JPifano