21 janeiro, 2014

Bolo de Água Mel


Receita publicada no grupo Alentejo Terra e Gente do facebook, por Graça Basílio.

Bolo de Água Mel
O bolo de Água Mel é uma receita tradicional do Alentejo que, com o seu aroma, cor, sabor e textura húmida que arrebata os nossos sentidos.
Esta receita esteve durante muito tempo praticamente confinada ao saber das gentes dos meios rurais do Sul de Portugal e dos apicultores. A água mel, com o seu aroma e paladar únicos, mais escura do que o mel e com um sabor mais intenso, está na base de confecção deste bolo, que era feito tradicionalmente em dias de festa.
O bolo fica muito fofo e com a massa escura, podendo ser servido simples ou regado com água mel, que o deixa ainda mais húmido e apetitoso.

Ingredientes:
1 chávena de água mel
1 chávena de azeite
1 colher (chá) de canela
3 chávenas de açúcar
3 chávenas de farinha
1 colher (chá) de fermento
6 ovos
Raspas de 1 limão

Confecção:
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.
Acrescente o azeite e a água mel e bata até o preparado ficar homogéneo.
Adicione a farinha e o fermento, juntando depois a canela e a raspa de limão.
Bata as claras em castelo firme e envolva-as delicadamente na massa.
Deite numa forma grande, untada e enfarinhada e leve a cozer, em forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 45 minutos. O interior da massa deverá ficar fofo e húmido.
Deixe o bolo arrefecer e desenforme.

Nota:
A água mel é um xarope escuro que se obtém da fervura prolongada da cera e do líquido resultante da lavagem dos utensílios com que se extrai o mel. Embora hoje seja usada para barrar pão e como produto gourmet, sobretudo como tempero de saladas, durante muitos anos foi o único mel que os apicultores pobres consumiam – pois todo aquele que era efectivamente produzido, tinha de ser vendido para garantir o sustento familiar.
Nem sempre é fácil de encontrar à venda, a não ser em lojas de aldeia (sobretudo nas zonas onde se produz mel), casas de produtos artesanais e lojas da especialidade ou espaços gourmet.

Saiba mais sobre a produção de água mel em:

Sem comentários: