31 julho, 2008

Casa Nova Abelha Mestra


Nos dias de hoje a canção do “Mestre Abelheiro” teria uma letra diferente:

Apoisa! Apoisa! Apoisa!
Casa nova! Abelha Mestra!
Euribor, Euribor, Euribor!
Crédito à Habitação, Abelha Mestra!


E a abelha mestra “apoisaria” a milhas da casa nova...

Vamos lá mas é ao que interessa: no número um do jornal “As Abelhas” publicado neste blog, os mais atentos terão reparado num apelo aos apicultores, publicado com o título “Vocabulário Apícola”. Na referida rubrica, o autor pede aos leitores que conheçam antigas histórias e expressões ou termos usados na apicultura, para os comunicarem à direcção do jornal, com o objectivo de recuperar todo esse tesouro cultural para ser publicado.

Gostaria de usar o “Montedomel” para renovar o mesmo apelo a todos os visitantes, no sentido de colectar as expressões, termos e histórias apícolas que conheçam ou tenham ouvido falar. Em breve vou criar uma secção permanente, onde todos possam consultar e deleitar-se com o “material” que vai chegando.

Podem enviar as informações para montedomel@gmail.com ou directamente nos comentários do blog, o que agradeço antecipadamente.

5 comentários:

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado

Carla disse...

Que interessante!:)
Onde está essa nova secção?
Um abraço, e parabéns pelo blog!

Alien disse...

Olá Carla,

De facto não recebi tanta informação assim como esperava, mas em datas posteriores à publicação deste post encontrará alguns "ditos" e "adágios" populares referentes à apicultura, ao mel e às abelhas...
muito obrigado
Joaquim Pifano

Carla disse...

Lembro-me do meu pai me contar que a minha avó tinha jeito para capturar enxames,e que o fazia com um cortiço. Eu sei que existia um ritual com "cantilena" e tudo, há muitos anos o meu contou-me algo, com um ar muito divertido.
Infelizmente já cá não está nenhum dos dois para que eu possa perguntar... mas vou tentar averiguar, neste Verão, junto das gentes mais antigas que conheceram a minha avó.
Realmente estas pérolas da nossa cultura vão desaparecendo com as pessoas...

Este mundo da apicultura é-me completamente desconhecido. Vim "aqui parar" porque na semana passada tive o previlégio de, numa janela da casa de férias, se ter instalado uma colmeia entre a portada e o vidro. Poder disfrutar da visão tão de perto daqueles bichinhos e da sua azáfama, através do vidro, foi emocionante.
Desde aí que tenho procurado informação sobre as abelhinhas e sobre a forma como deslocam os enxames. Acidentalmente, vim aqui ter! :)
E vou continuar a passar por aqui, tem posts muito interessantes.
Uma vez mais, muitos parabéns!
Um abraço,
Carla Fonseca

Alien disse...

Olá de novo Carla,

De facto "um enxame na janela" ... é um bom começo para se iniciar na apicultura, eu tive um principio semelhante e há 12 anos que não faço outra coisa...

Os "dizeres populares" e as formas muito próprias (locais) das pessoas se referirem a objectos, fenómenos e acontecimentos do dia a dia tb me interessam bastante, em particular os que se reportam às abelhas e à apicultura.

Tenho uma quantas "estórias" que vou publicando sempre que a oportunidade o proporciona, e tudo o que vier é muito bem vindo.

Pelo que, caso encontre algo e me possa enviar faça-o directamente para o meu mail: montedomel@gmail.com

muito obrigado mais uma vez

Joaquim Pifano