24 março, 2009

Caixa para colocar alvéolos reais na incubadora

Trata-se de uma caixa de madeira com um número variável de divisões, onde se podem colocar os alvéolos reais saídos da colmeia criadora para colocar na incubadora. Desta feita, as rainhas nascem num ambiente controlado e sem possibilidade de causarem danos umas às outras.
O equipamento é mais indicado para quem use o cupularve, uma vez que as rainhas são geradas a partir de ovos da mesma idade, o que sincroniza os nascimentos quase para a mesma hora.

A caixa tem as paredes laterais e o fundo salientes, e com uma ranhura para encaixar o vidro de monitorização do interior:

Na parte parte superior encontram-se os orifícios onde vão encaixar as cúpulas com os alvéolos reais. A parte de trás é tapada com rede para circulação do ar.

É uma “engenhoca” fácil de construir, e para quem use a incubadora para criar as rainhas poderá ser um utensílio de grande aplicação.

Em vez de um bloco com várias divisões pode optar-se por caixinhas individuais, com o mesmo efeito:

2 comentários:

Anónimo disse...

ADOREI.
Esta é a palavra mais correcta para "dizer" o que senti ao longo de mais de duas horas, horas essas que passei a ver este fantástico blog. Ando com a ideia de me "tornar" apicultor, e este blog adocicou-me mais este meu desejo.
Parabéns

Alien disse...

Olá Bruno,
Fico muito satisfeito por ter gostado, oxalá que se torne apicultor quanto antes, vai ver que é uma actividade muito agradável.
JPifano